O Aquário vai preparar uma homenagem, neste fim de semana, ao nono aniversário do leão-marinho Abaré-Inti. Além de um imenso painel onde as crianças poderão deixar desenhos do mamífero marinho e os visitantes, mensagens, o artista plástico Alexandre Huber montará uma exposição e contará, no AcquaCine, um pouco da vida do animal por meio de caricaturas animadas.
Ainda no cineminha, será projetado durante todo o dia documentário sobre o animal, preparado pela Unidade de Educação Ambiental, com cerca de cinco minutos.
Inti -‘deus do sol’ na mitologia inca – nasceu em 2 de fevereiro de 2005, no Zoológico de São Paulo, onde ainda vivem sua mãe e tia – o pai faleceu há alguns anos. Em dezembro de 2011, veio morar no Aquário e ganhou, em um concurso, o pré-nome Abaré, que significa ‘amigo do homem’.
Carnívoro, o mamífero é alimentado quatro vezes por dia com sardinha, manjuba e pescada, totalizando 12 quilos – nos períodos mais quentes, os veterinários e biólogos acrescentam gelo e ‘picolé’ de peixe no cardápio. Três tratadores de animais revezam-se no atendimento aos feriados, fins de semana e dias de chuva, alimentando e entretendo-o.
“O período da alimentação é muito importante por se tratar de uma aproximação do tratador com o animal, facilitando futuros exames clínicos, e também pelo condicionamento físico proporcionado pela realização de atividades que estimulam a natação, saltos e resposta aos comandos”, afirmou o veterinário Gustavo Dutra. Em cativeiro, explicou, o tempo de vida dessa espécie chega a 30 anos.