Enoleitores,
Para sentir prazer e refrescar-se no calor destes dias, proponho sempre manter um vinho branco geladinho na sua geladeira, para poder tomar na hora que o seu paladar estiver pedindo. Você pode optar por diversos deles, como um bom riesling, um sauvignon blanc ou pinot grigio, entre tantos.
Escolhi o chardonnay por dois motivos. O primeiro, por ser um vinho fácil de encontrar e versátil, pois fica gostoso quando jovem e sem barrica podendo acompanhar entradas , pratos de peixes e frutos do mar, leves e adequados para estes dias. Ele acompanha também variados queijos e, quando passado por barrica, pode ser combinado com pratos mais fortes, como bacalhau, risoto, massas e comida japonesa.
O segundo é o de podermos fazer ótimos coquetéis refrescantes com ele, como o clericot. Originário da sangria, é a bebida típica servida no verão de Punta del Este, em vários restaurantes à beira da praia ou das ramblas de Montevidéu. Escolha um chardonnay jovem, corte cerca de oito frutas de sua preferência (como abacaxi, kiwi, morango, uva, pera, maçã verde e laranja), adicione gelo e duas doses de vermute branco (eu não recomendo adoçar, pois açúcar + vinho = azia e dor de cabeça). Serve-se em jarras com uma colher alta, para poder misturar e pegar frutas. Já imaginou isso, vendo o pôr do sol à beira da piscina ou mesmo com drinque de boas-vindas aos convidados? Uma delicia!
Outro coquetel muito gostoso é o Kir, típico da região da Borgonha (França), feito com o vinho e licor de produtores locais: é preparado com uma taça de chardonnay e uma pequena dose de licor de cassis (a frutinha típica da região). É refrescantemente delicioso como uma entrada e acompanhando os aperitivos – ou até mesmo sozinho.
Aprendemos também a saborear um vinho branco geladinho misturado a uma dose de água com gás de sifão, o aperitivo típico das praças de Viena, onde os austríacos degustam ao som de violinos e valsas. O que mais podemos desejar para refrescar? Na Áustria, encontramos bons vinhos como a Grüner Veltliner, uva típica que elabora vinhos de grande frescor e aromáticos. Assim como a alsaciana riesling também cultivada neste país, que proporciona vinhos frescos e minerais. Porém, podemos substituir pelo mesmo chardonnay, que está mais disponível em nosso mercado.
Que tal já se programar para receber as pessoas com estas boas surpresas? Aposto que todos irão curtir!
Enoabraços e uma ótima e refrescante semana!