Saúde e Beleza

10 Remédios naturais para curar calos nos pés

10/03/2022
10 Remédios naturais para curar calos nos pés | Jornal da Orla

As calosidades nos pés são muitas vezes o resultado do uso de calçados femininos apertados: podem ser dolorosas, incómodas e, certamente, fazem com que os pés sejam machucados a longo prazo. A boa notícia é que você pode fazer muito para reduzi-los em casa também, sem precisar contratar um profissional. Aqui estão alguns excelentes remédios naturais.

Os calos nos pés são dolorosos e feios e acabam com o estilo da mulher. Em geral, se tratados constantemente, por exemplo, com uma lixa de pé, eles desaparecem em cerca de duas semanas. 

São espessamentos, bastante grandes e de formato irregular, que aparecem principalmente na parte inferior do pé: na sola, no calcanhar, sob o dedão e também na lateral do pé. Abaixo, você verá remédios caseiros que podem te ajudar a acabar com esse problema. 

1. Casca de abacaxi

Não jogue fora a casca de um abacaxi, use-a para curar seus calos! Coloque um pequeno pedaço em sua pele e as enzimas da fruta trabalharão para amolecê-la, tornando mais fácil esfregar a pele endurecida com uma pedra-pomes.

2. Pedra pomes

Antes de passar a pedra, prepare um escalda-pés. Esquente a água e mergulhe os pés por cerca de 10 minutos, seque bem os pés e por fim passe a pedra-pomes suavemente na área com o calo. Atenção para não lixar demais e acabar machucando a pele. 

3. Mamão

Aplique um pequeno pedaço de mamão nos calos e deixe durante a noite. Alternativamente, você também pode usar suco de mamão. Esta fruta tem uma enzima que pode remover e regenerar a pele.

4. Vinagre de maçã

A maioria dos cremes vendidos sem receita inclui um ácido (normalmente salicílico), que dissolve a pele grossa e ajuda a remover a camada extra. O vinagre de maçã funciona de maneira semelhante. Tente molhá-lo com uma bola de algodão e segurar no calo por alguns minutos para que seja absorvido.

5. Alcaçuz

Pegue os palitos de alcaçuz, rale-os e faça uma pasta com um pouco de óleo de mostarda. Aplique-o em seus calos antes de ir para a cama. Na manhã seguinte, use água morna para lavar a pasta. O alcaçuz é conhecido por ter propriedades curativas, anti-inflamatórias e antimicrobianas, que são úteis no tratamento de calos e calosidades.

6. Limão

O ácido nos limões pode ajudar a se livrar dos calos. Antes de dormir, corte uma fatia de casca de limão com cerca de 2/3 cm de comprimento e a largura do dedo do pé. Coloque sobre o calo, prendendo-o com um curativo e cobrindo-o com uma meia de algodão branca durante a noite.

7. Óleo de rícino 

Use uma bola de algodão para aplicar algumas gotas de óleo de rícino no calo e, em seguida, prenda o curativo. Use meias caso o óleo de vaze. Lembre-se de que, como o vinagre de maçã, o óleo de rícino tem um ácido que pode irritar a pele, por isso é importante limitá-lo apenas à área a ser tratada.

8. Sal de Epsom

Jogue um punhado de sais de Epsom em uma bacia com água morna e mergulhe os pés por cerca de 10 minutos. Uma vez que a pele morta tenha amolecido, use uma lixa para calos ou pedra-pomes para lixar as camadas. Continue esfregando levemente todos os dias depois de um banho ou ducha.

9. Bicarbonato de Sódio

Misture bicarbonato de sódio com água para criar uma pasta que você pode esfregar na pele. Deixe até secar e depois lave com água morna.

10. Pão 

Mergulhe um pedaço de pão velho no vinagre e coloque-o na área afetada. Prenda-o com gaze. Você também pode cobrir com filme plástico e deixá-lo durante a noite. Você nota uma diferença substancial no calo pela manhã.