Saúde e Beleza

10 Benefícios do Arroz Roxo

08/01/2024
Depositphotos

O arroz roxo é conhecido também como arroz negro e foi reverenciado pelos chineses antigos e referido como “arroz proibido” pois era guardado para o Imperador e sua família, por seu poder de cura e qualidades nutricionais.

Os benefícios demostrados para a saúde são surpreendentes do arroz roxo tornaram-no um grão necessário para incluir nas refeições e usar como um suplemento de saúde.

Tanto o arroz integral quanto o arroz roxo contêm vitaminas, minerais e fibras alimentares. No entanto, o arroz roxo tem propriedades muito mais favoráveis ​​à saúde se comparado a outros tipos de arroz, como arroz branco, marrom e integral. O arroz roxo é superior ao arroz integral porque contém mais proteínas e fibras do que o arroz integral, além de conter pigmentos escuros que dão ao arroz sua cor roxa ou preta, possuindo cerca de 6 vezes mais antioxidantes que o arroz castanho ou branco.

Benefícios do Arroz Roxo:

  1. Rica fonte de fibra dietética,
  2. Contém muitos antioxidantes,
  3. Propriedades anti-inflamatórias,
  4. Melhora a sua saúde digestiva,
  5. Mantem um coração saudável,
  6. Baixar o colesterol,
  7. Regula os níveis de açúcar no sangue,
  8. Aumenta a função cognitiva,
  9. Contém compostos químicos chamados fenólicos, flavonóides, que são compostos antioxidantes que têm enormes benefícios para a saúde e podem reduzir o risco de desenvolver várias doenças crônicas.
  10. Contém pigmentos de antocianinas, que são poderosos antioxidantes que possuem benefícios medicinais e podem ajudar a eliminar os radicais livres do corpo. Os pigmentos de antocianinas são pigmentos escuros que dão cor ao arroz preto e roxo e são encontrados em muitas frutas e bagas.

Uma porção de arroz roxo (1/4 xícara ou 50g) contém aproximadamente:

  • 160 calorias,
  • 5 g de proteína,
  • 2 g de fibra e
  • 1 g de ferro.

Pode surpreendê-lo, mas o arroz roxo realmente contém mais antioxidantes do que os mirtilos e ainda contém vitamina E (outro antioxidante essencial), mais fibras e menos açúcar, além de ser uma fonte de antioxidantes que combatem doenças mais barata do que os mirtilos.