Meio Ambiente

Força-tarefa retira entulho de residência em Guarujá

23/02/2016
Força-tarefa retira entulho de residência em Guarujá | Jornal da Orla
Entre entulhos, embalagens, sacos plásticos e restos de comida, um pequeno corredor levava até a casa de dona Benedita Aparecida, de 75 anos, moradora do bairro Morrinhos II, em Guarujá. Depois de denúncias por parte da comunidade referente ao acumulo de lixo, a Prefeitura mobilizou quatro secretarias municipais para auxiliarem a senhora. Na manhã desta terça-feira (23), as equipes da secretaria de Coordenação Governamental, de Operações Urbanas, Saúde e Assistência Social participaram da ação na casa localizada na Avenida 5.  
 
Por motivos inexplicáveis à primeira reflexão, há mais de três anos a montanha de lixo estava em volta e dentro do lar da idosa, que mora com seu filho. O acumulo chamava atenção e impedia a passagem pela calçada. “É claro que eu não me sentia bem com a situação. Os vizinhos reclamavam, me olhavam feio e não gostavam do cheiro”, relatou.
 
A coordenadora da Equipe de Controle e Combate a Dengue, Ana Lucia Gama, compareceu ao local com os agentes e demais equipes. “A quantidade de lixo contida no terreno oferecia um ambiente agradável para acumular água parada e o Aedes aegypti se desenvolver. Com toda certeza essa operação eliminou muitos criadouros”, esclarece.
 
Já  a assistente social do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Morrinhos, Regina Rodrigues da Costa, conta que não desconfiavam que a idosa era uma acumuladora. “É uma situação muito delicada. Ela participa do grupo de fortalecimento de vínculos de idosos no Cras toda semana. Em um dia de visita tomamos conhecimento do cenário e nos mobilizamos para tomar essa atitude. O Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) acompanhará dona Benedita para rever sua socialização”, explica.
 
Com o auxílio de um caminhão e retroescavadeira, todo o lixo foi tirado. A dona de casa fez questão de acompanhar e desabafou: “Não quero que aconteça de novo, só isso”.