A partir desta semana, a população de Cubatão passa a contar com 10 pontos de recolhimento de pilhas e baterias usadas, espalhados por prédios e locais públicos do município pela Secretaria de Meio Ambiente. Eles se únem a três pontos de coleta já existentes em supermercados e farmácias.
A iniciativa faz parte da adoção no município da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei estabelece que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de determinado produto que possa causar danos ao meio ambiente ou à saúde humana, criem um sistema de recolhimento e destinação final independente dos sistemas públicos de limpeza urbana. Desta forma, uma empresa buscará o que for deixado nos pontos de coleta para sua destinação final.
Geralmente depois de usadas, as pilhas e baterias domésticas são descartadas no lixo comum e encaminhadas aos aterros sanitários. Sendo assim, com o passar do tempo, ocorrerá a contaminação de plantas, solos e lençóis freáticos devido à corrosão da blindagem da pilha, que libera cádmio, chumbo e mercúrio. Outro problema é a contaminação por metal pesado das águas subterrâneas e seus efeitos tóxicos e bioacumulativos no organismo humano e de animais tornando o descarte desse material em lugares inadequados de grande risco ambiental e sanitário.
Confira os pontos de coleta:
Paço Municipal, Praça dos Emancipadores, s/nº, Centro;
Parque Cotia-Pará, Rodovia Anchieta, km 50;
Parque Novo Anilinas, Avenida Nove de Abril, s/nº, Centro;
Estação das Artes, Avenida Nove de Abril, 1208, Centro;
Centro De Referência de Assistência Social (CRAS), Rua José de Castro, s/n°, Ilha Caraguatá;
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Rua dos Cravos, 339, Vila Natal
Câmara Municipal, Praça dos Emancipadores, s/nº, Centro;
Centro Social Urbano (CSU), Rua Salgado Filho, 249, Parque Fernando Jorge;
Ginásio Armando Cunha, Avenida das Américas, 550, Jardim Casqueiro;
Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Rua Acácia Santos Pereira, 45, Bolsão Nove.