Destinos no Exterior

Peru, muito além de Machu Picchu

01/08/2015
Peru, muito além de Machu Picchu | Jornal da Orla
É comum associarmos o Peru a Machu Picchu, a antiga cidade dos Incas que é o principal destino turístico peruano. Mas o Peru tem muito mais a oferecer além da sensacional cidadela de pedras. O país, cuja gastronomia é reconhecida internacionalmente, tem outros sítios arqueológicos, o lago mais alto do mundo, salinas e muitas outras atrações. A Machu Picchu Brasil (www.machupicchubrasil.com.br) listou alguns locais imperdíveis que podem ser visitados em um único roteiro ou separados para novas idas ao país. 
 
Lima, a capital
Maior cidade e capital do Peru, Lima ainda preserva seu passado colonial em lugares como o Centro Histórico, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, a Plaza de Armas e símbolos arquitetônicos como a Catedral, o Convento de San Francisco e o Palacio de Gobierno. Com rica gastronomia, a capital peruana reúne as melhores opções para saborear pratos típicos do país. Ceviches (peixe cru marinado em suco de limão) e pratos à base de milho e batata não podem deixar de ser saboreados. Frutas e pescados exóticos também devem fazer parte da culinária local.
 
Linhas de Nazca
Intrigantes e inquietantes, essas enormes figuras gravadas no solo do deserto peruano são um verdadeiro mistério até os dias de hoje. Ninguém sabe ao certo quem foi o responsável por desenhar aranha, beija-flor, macaco e outras tantas formas no solo de Nazca, mas existem diversas teorias para o fato e, acredite, é uma mais maluca que a outra. Há até quem acredite que as linhas serviam de referência para seres extraterrestres. A teoria mais aceitável é a de que as figuras tenham sido feitas pelos nativos de Nazca entre os anos de 400 e 650 DC. 

Lago Titicaca 
É o lago mais alto do mundo, no topo da Cordilheira dos Andes, e o maior da América do Sul. Situado na fronteira entre o Peru e a Bolívia e a 3.811 metros acima do nível do mar, o lugar oferece incríveis paisagens e mais de 40 ilhas. Dentre elas, as nove que formam o arquipélago de Uros, que são artificiais, feitas de uma planta nativa chamada totora.

 
Salinas de Maras
Com mais de três mil salinas e cerca de dois milênios de existência, as Salinas de Mara são fonte de renda para muitas famílias locais que retiram o sal para venda. Desde tempos pré-Inca, o sal é obtido em Maras por evaporação de água salgada de um córrego subterrâneo. A água corre gradualmente caindo em centenas de poças, em forma de escadas, que formam os cristais de sal. Durante este passeio exótico, os turistas podem aprender e conhecer uma das mais antigas técnicas de exploração de sal do planeta, provar da água quente e muito salgada das salinas, além de contemplar uma vista incrível do efeito da luz solar refletida no labirinto de lagoas.

 
Arequipa
Conhecida como a Cidade Branca, devido às suas construções de tons claros feitas com pedras de origem vulcânica, Arequipa ostenta o título de Patrimônio da Humanidade. Localizado entre a costa e a serra peruanas, o destino é ponto de partida para quem quer avistar os condores no Cañón del Colca, no vale de mesmo nome, cujas fendas de mais de 4 mil metros de profundidade colocam esse cânion na lista dos mais profundos do mundo.