Quem é fã sabe da emoção que é estar diante do ídolo ou, pelo menos, em um lugar que marcou sua história. Para os apaixonados por rock não faltam pontos de referência, por isso, que tal fazer um tour pelas cidades de alguns dos principais ídolos e bandas do gênero? De Memphis a Liverpool, confira abaixo a seleção feita pelo UOL Viagem:
The Clash, Sex Pistols, Queen, Pink Floyd, Rolling Stones, em Londres (Inglaterra) – A capital inglesa está repleta de pontos turísticos para vivenciar a história dessas e outras tantas bandas que marcaram a cena musical da cidade e do mundo. Passeios guiados percorrem bairros como Soho, Islington e Candem Town, passando por onde Pink Floyd gravava suas músicas; a Denmark Street, rua de diversos estúdios e lojas de música; o local onde Freddy Mercury e o Queen costumavam se encontrar; o quartel-general do Led Zeppelin, e outros lugares que marcaram a história de bandas como Sex Pistols, Beatles, The Clash, The Who, David Bowie e U2.
Chuck Berry, em St. Louis (EUA) – Terra natal de Chuck Berry, considerado um dos criadores do gênero, a cidade fica no estado americano do Missouri. Aos 88 anos de idade, o “pai do rock” continua vivendo em St. Louis e faz apresentações regulares em um estiloso bar chamado Blueberry Hill. Uma estátua de bronze em tamanho real na Rua Delmar Boulevard presta homenagem ao cantor.
The Beach Boys, em Hawthorne (EUA) – Foi no subúrbio da cidade de Hawthorne que os irmãos Brian, Dennis e Carl Wilson se juntaram ao primo Mike Love e ao amigo Al Jardine para formar a banda The Beach Boys, dando origem ao gênero conhecido como surf rock. Apesar de a casa em que os irmãos moravam já ter sido demolida, em 2005 uma homenagem à banda foi instalada no local, sendo o único marco histórico oficial da Califórnia dedicado ao rock’n’roll.
Bob Dylan, em Duluth (EUA) – Descendente de imigrantes judeus russos, Robert Allen Zimmerman nasceu na cidade de Duluth, Minessota, onde viveu os primeiros anos de sua vida. A Rodovia Histórica 51 foi transformada na Bob Dylan Way, com placas presas a postes e no chão remetendo ao músico, na rua mais cultural do centro da cidade.
Janis Joplin, em Port Arthur (EUA) – Considerada a rainha do rock’n’roll, Janis Joplin nasceu em Port Arthur, no Texas, onde hoje é lembrada principalmente como uma forma de atrair turistas. Uma ala do Museu da Costa do Golfo é toda dedicada a ela (a loja de souvenir vende pedaços do tijolo da casa em que nasceu). A antiga residência também foi transformada em marco histórico.
Ramones, Velvet Underground, Kiss, em Nova York (EUA) – Toda grande banda de rock já passou por Nova York, mas a cidade também pode se orgulhar de ser local de nascimento de bandas como Kiss, Ramones e Velvet Underground. Diversos passeios guiados pela Big Aplle levam a alguns marcos da história do rock, incluindo visitas aos antigos apartamentos de Joey Ramone e Iggy Pop e locais onde as bandas se apresentaram. Para quem gosta de punk rock, uma parada obrigatória é o lugar que um dia abrigou o lendário bar CBGB, em Manhattan.
Jimi Hendrix e Nirvana, em Seattle (EUA) – O grunge, também conhecido como “Som de Seattle”, deu origem a diversas bandas como Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden, Mudhoney e Screaming Tree, que mudaram a cara do rock nos anos 90. Tours pela cidade visitam alguns locais que marcaram a época, como a casa em que o líder do Nirvana, Kurt Cobain, viveu e morreu. Outro ponto da cidade destacado é a estátua de Jimmi Hendrix, filho ilustre da cidade.
Beatles, em Liverpool (Inglaterra) – A cidade que apresentou ao mundo a maior banda de rock de todos os tempos ainda respira Beatles, mesmo depois de 35 anos do fim da banda. E não faltam atrações: há o Cavern Club, onde a banda se apresentou mais de 200 vezes; a rua Penny Lane, que deu nome a uma canção; o jardim Strawberry Field, que também virou título de música; além do museu em homenagem à banda, o The Beatles Story Museum.
Elvis, em Memphis (EUA) – Apesar de ter nascido na cidade de Tupelo, foi em Memphis, no Tenessee, que Elvis Presley deu início à carreira que o transformou em rei do rock. Por toda cidade é possível encontrar referências ao ídolo, com sua imagem estampando máquinas de jukebox e balcões de bares e restaurantes. A mansão Graceland, onde Elvis morou e onde foi enterrado, é ponto de peregrinação dos fãs. Transformado em um museu em homenagem ao músico, o local é a principal atração turística da cidade e considerado Patrimônio Histórico dos Estados Unidos.