Destinos no Exterior

Ilhas Galápagos

02/05/2015
Ilhas Galápagos | Jornal da Orla
Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera da Unesco, as Ilhas Galápagos estão indelevelmente associadas à Teoria da Evolução formulada por Charles Darwin, o naturalista inglês que em 1835 desembarcou naquelas terras isoladas, a mil km da costa do Equador. Desde então, a história da humanidade nunca mais seria a mesma, mas em Galápagos a vida continua igual.

A região abriga uma reserva marinha equivalente à metade da superfície terrestre do Equador, considerada a segunda maior do mundo, e tem animais só encontrados por lá, que seguem a vida em seus complexos processos de adaptação ao meio ambiente. São 13 ilhas maiores, seis pequenas, além de ilhotas e rochas, e apenas 3% do território é habitado. A formação é originada de diferentes erupções vulcânicas que fizeram surgir picos de até 5.600 metros de altitude. O cenário funciona como um verdadeiro laboratório natural para cientistas e visitantes curiosos.

 
Praias espetaculares
Muitas das praias do arquipélago são frias e com mar agitado pouco convidativo para banhos. Porém, há faixas de areias de tons impressionantes que, em dias de céu claro, valem ser visitadas, sobretudo quando a bicharada se faz presente. Uma das faixas de areia mais populares é a Baía Tortuga, próximo ao centro urbano de Puerto Ayora, na Ilha Santa Cruz, cujo acesso se dá por uma trilha demarcada de 2,5 km de extensão.
 
Animais únicos no planeta
Iguanas marinhas únicas no planeta, centenárias tartarugas gigantes da Ilha Santa Cruz e gansos patolas de patas azuis. Estas são algumas das espécies exclusivas de Galápagos, cujo desenvolvimento se deve ao isolamento daquelas terras. A colonização tardia do arquipélago é responsável por uma preservação única da biodiversidade e, consequentemente, uma tolerância maior à presença humana. Por isso, o visitante tem o privilégio de observar uma natureza exibida que se mostra não só em áreas mais isoladas como também em centros urbanos, como os leões-marinhos que repousam nas plataformas de desembarque, calçadões e praias de Puerto Baquerizo Moreno, na Ilha San Cristóbal.

 
Cactos gigantes
Santa Cruz, uma das ilhas que formam o arquipélago de Galápagos, abriga atrações como as opuntias gigantes, espécie de cactus com tamanhos avantajados devido ao desenvolvimento para se defender do ataque de tartarugas locais.
 
Terra dos vulcões
De origem vulcânica, Galápagos abriga diversos vulcões, alguns ainda em atividade, que podem ser visitados a partir de trilhas que exigem preparo do visitante. O arquipélago também abriga lugares impressionantes como o Muro de las Lágrimas, uma antiga colônia penal feita com lava vulcânica, na ilha Isabela; e os impactantes túneis subterrâneos de lava vulcânica, em Santa Cruz.
 
Como chegar
Embora fique na América do Sul, chegar a Galápagos não é tarefa fácil e exige uma viagem até o Equador.Uma vez em solo equatoriano, o viajante deve tomar alguma das opções de voos que saem de Quito (3h) ou Quayaquil (1h30) até Baltra, na ilha Santa Cruz.