Equipes da Coordenadoria de Paisagismo, da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), realizam, na quarta-feira, podas em árvores nas ruas Sete de Setembro (Vila Nova), parte das da Egídio Martins e Amélia Leuchtemberg (Ponta da Praia) e na Avenida Conselheiro Nébias.
Os trabalhos integram programação semanal (publicada no Diário Oficial). Na segunda e terça-feira, o serviço foi realizado nas ruas Almirante Barroso (Campo Grande), José Gonçalves da Mota Júnior, Rio Grande do Norte (Pompeia) e na região do Mercado de Peixe (Ponta da Praia).
De acordo com o coordenador de Paisagismo, o engenheiro João Cirilo, a poda é realizada ao longo de todo o ano, de acordo com a espécie, para garantir a manutenção das vias públicas. Contudo, as mais extensas são programadas entre abril e outubro. Santos conta, atualmente, com 36 mil árvores, de 115 espécies diferentes.
Atualmente o serviço conta com três equipes, com um total de 32 homens, nos serviços de poda, duas delas especificamente na Zona Leste.
Técnicas
Para cuidar das 36 mil árvores do município, a Prefeitura conta com serviços e equipes especializadas ao manejo da vegetação urbana. Além da interferência no meio urbano, a poda das árvores deve ocorrer em razão da limpeza vegetal, quando há ataques da praga ou doenças, para retirada de galhos secos, e por incidentes aleatórios, como ventanias, por exemplo.
Há duas técnicas para podar uma árvore: a primeira é a de rebaixamento e tem como objetivo reduzir a altura da copa em relação à fiação, evitando problemas no fornecimento de energia.
Já a segunda é a poda de levantamento, que consiste em método que privilegia o corte de galhos mais baixos, com objetivo de elevar a copa acima dos fios, permitindo toda a passagem de luz artificial, gerando segurança aos munícipes e pedestres.