Destinos no Exterior

Costa Amalfitana, o cenário mais romântico da Itália

25/04/2015
Costa Amalfitana, o cenário mais romântico da Itália | Jornal da Orla
Localizada no litoral sul da Itália, a Costa Amalfitana é um dos mais paradisíacos e românticos cenários do belo país. A região encanta com suas ruas estreitas que beiram o mar verde-esmeralda e as casas esculpidas nos precipícios da montanha, garantindo cenários de tirar o fôlego. O lugar, classificado pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade, propicia um encontro perfeito entre a terra e o mar e sintetiza, como poucos, todo o significado da filosofia da “dolce vita”.

A Costa Amalfitana percorre quase 60 km nas margens do Mar Mediterrâneo. No caminho entre a água e o céu surgem, penduradas sobre as encostas, as quase 20 vilas que compõem a região, com nomes italianíssimos (Atrani, Positano, Ravello, Praiano, Maiore, Minori, Nocelle, Amalfi). Confira as principais: 

Amalfi – Exibe a praça mais bela de toda a região (com lindos cafés e uma fonte coberta por querubins) e a igreja Duomo di Sant’Andrea, acessível por uma escada de 62 degraus e dona de uma arquitetura única, com influências árabes, bizantinas, barrocas e normandas. Uma vez lá, não deixe de provar o famoso limoncello, bebida alcoólica feita com os limões colhidos na Costa Amalfitana.


Atrani – Está a 15 minutos de caminhada de Amalfi e abriga uma agradável praça recheada de cafés e restaurantes, além de um dos mais belos campanários da região. Em agosto, é realizada na vila a tradicional “Festa do Peixe Azul”, promovida pelos pescadores locais e que envolve desgustações de comida, shows de música e saraus. 


Positano – Junto com Amalfi, Positano é a grande vedete da Costa Amalfitana. Suas vielas românticas congregam lojas de artesanatos e restaurantes. Não deixe de visitar, na Praça Flavio Gioigia, a bela igreja de Santa Maria Assunta, erguida no século V em homenagem a San Vito e que abriga a famosa estátua bizantina de uma Madonna negra, além belíssimas pinturas sacras. 

Ravello – Situada em um dos pontos mais altos da Costa Amalfitana, Ravello já inspirou artistas como Richard Wagner e até hoje é um dos pontos mais atrativos da região. Além de oferecer vistas deslumbrantes da costa italiana, Ravello abriga uma igreja construída no final do século XI e a Villa Rufolo, construção histórica com jardins floridos perfeitos para um passeio. Ravello é também sede de alguns dos principais festivais de música de Itália, realizados principalmente entre junho e setembro.

Maiori e Minori – Minori, cidade separada de Maiori por uma enorme costa rochosa, é a localidade balneária mais famosa da Costa Amalfitana. Maiori, por sua vez, foi escolhida pelo mestre Roberto Rossellini como set para alguns de seus melhores filmes pela sua beleza exuberante.


Capri – Ilha vizinha da Costa Amalfitana, cercada pelo espetacular mar verde-esmeralda, Capri é considerada um dos lugares mais badalados da Itália. Repleta de turistas e muita badalação, a ilha conta com lojas e restaurantes descolados.


Sorrento – Famosa por possuir caminhos que levam ao extinto vulcão Vesúvio e à região de Pompeia, Sorrento é privilegiada por não sofrer com o forte inverno europeu. Por esta razão, é muito frequentada, mesmo fora da alta temporada. Em frente às águas do mar Tirreno, no golfo de Nápoles, a região é formada por ruas estreitas com comércios simples e deliciosos restaurantes.