Destinos no Exterior

Uso do chr34pau de selfiechr34 em pontos turísticos

13/03/2015
Uso do chr34pau de selfiechr34 em pontos turísticos | Jornal da Orla
Popularizado no último ano, o famoso objeto para tirar autorretratos, conhecido como “pau de selfie” ou “selfie stick” (em inglês), teve seu uso proibido no interior do Palácio de Versailles, na França. Segundo o jornal “Le Monde”, isso se deu para não haver risco de causar danos às obras de arte e mobílias do local, nem machucar outros visitantes. Os agentes de segurança monitoram a prática principalmente em salas específicas, onde o instrumento fotográfico não é permitido, como na Galeria de Espelhos. O Palácio de Versailles recebe de mil a 1500 visitantes por dia, e seus objetos expostos não possuem uma vitrine protegendo-os.

O Centro Nacional de Arte e Cultura Georges-Pompidou, que abriga o Museu de Arte Moderna de Paris, também avalia a proibição do “pau de selfie”. Já o Louvre, o museu mais visitado do mundo, não proíbe o instrumento, desde que sua utilização respeite o regulamento de visitas.

Fora da França, diversos museus, centros culturais e até estádios de futebol decidiram banir o “pau de selfie”, como o Getty Center, de Los Angeles; o Hirshhorn, de Washington; o MoMA e o Metropolitan Museum, de Nova York, os estádios dos times de futebol Arsenal e Tottenham, em Londres; e a Galeria Nacional, de Camberra, na Austrália. Em contrapartida, durante a inauguração da restauração da Fontana di Trevi, em Roma, as pessoas eram incentivadas a tirar fotos em frente ao monumento e publicá-las no site promocional oficial.