A gastronomia está na moda e muita gente viaja para fora pensando nas delícias que terá oportunidade de saborear direto da fonte. A comida revela muito sobre o povo e a cultura de um país, por isso provar os pratos locais é quase uma obrigação para quem deseja conhecer verdadeiramente o lugar que visita. Confira oito países listados pela “Qual Viagem” que são de dar água na boca:
Espanha – A gastronomia espanhola é daquelas que proporciona prazeres inesquecíveis. A cozinha mediterrânea utiliza trigo, azeitonas e o vinho, com outros acompanhamentos, como arroz, legumes, alho, vegetais, queijo e iogurte, peixes, carnes, ovos e frutas. Um dos pratos mais famosos do país é a paella, com base de frutos do mar e arroz.
Peru – O Peru se destaca pela variedade de estilos e sabores. Em cada região do país a culinária tem um toque especial e diferente. Os pratos típicos da costa norte, por exemplo, são refrescantes e com grande variedade de peixes, como os ceviches e sudados, que combinam as espécies marinhas com ácidos, picantes e ervas aromáticas. Já na serra peruana, os pratos são feitos com cuidado nos valores nutricionais; os antigos habitantes do Peru souberam combinar para criar agradáveis sabores, sem que percam suas propriedades naturais utilizando panelas de barro.
Grécia – Pode-se dizer que a gastronomia grega é dos deuses. A população da Grécia, desde o início dos tempos, sempre prezou comer e tem um cuidado extra com a alimentação, priorizando a qualidade dos alimentos e os ingredientes naturais. O segredo é o uso de produtos frescos, especiarias e ervas, azeite de oliva e simplicidade.
México – Além dos famosos tacos, burritos e guacamole, o México possui diversas tradições culinárias em todas as regiões do país. A fusão de sabores, aromas e texturas em pratos como o mole e os tradicionais molhos mexicanos é um deleite para os paladares mais exigentes. A gastronomia oaxaquenha, por exemplo, é uma das mais famosas e inclui o mole, as tlayudas (uma grande tortilha que é acompanhada com ingredientes regionais) e, para os aventureiros, os gafanhotos temperados com sal, alho e outras especiarias.
Itália – Entre pizzas, risotos e pastas acompanhadas de molhos deliciosos, não há quem resista a experimentar a típica Cozinha da Mamma. O país também produz vinhos espetaculares e queijos artesanais de sabores inesquecíveis.
Tailândia – Um país rico em aromas e sabores, cheio de ingredientes especiais, requinte e criatividade quando se trata de gastronomia. O arroz é um dos alimentos que nunca faltam à mesa e os molhos (principalmente picantes) são a base da gastronomia local. Entre os detalhes mais importantes estão a apresentação, a delicadeza e a arte com que cada prato chega à mesa, não faltando nunca os arranjos florais nem as frutas ou verduras cortadas nas mais artísticas e criativas formas.
Japão – A culinária japonesa se popularizou nestas bandas do Brasil, mas nada como provar a legítima comida produzida na Terra do Sol Nascente. Os pratos mais populares são sushi, sashimi e yakisoba, mas não os únicos. O donburi, por exemplo, é muito procurado no país. Trata-se de uma tigela contendo arroz cozido coberto por peixes, carnes e vegetais misturados com um molho leve.
Portugal – Os portugueses levaram para a Europa o coentro, a pimenta, o gengibre, o caril, o açafrão e a páprica. Graças à expansão do seu império ultramarino, eles trouxeram outros diversos ingredientes, enriquecendo ainda mais sua culinária. Apesar da grande qualidade do seu peixe, os portugueses gostam muito de carne e a preparam nas mais variadas e saborosas receitas. Sem falar no bacalhau, símbolo da culinária lusa assim como o pastelzinho de Belém.