Porém, a capital dos portugueses revela muitos atrativos dedicados especialmente para as crianças, que poderão curtir e se divertir na companhia dos pais e familiares. Além disso, quem visitar Lisboa no mês das crianças terá a oportunidade de participar do tradicional Festival Europeu de Música e Aventura para Crianças, o Big Bang 2014, que acontecerá pela 5ª vez em Portugal, nos dias 17 e 18 de outubro. Confira as melhores dicas para os pequenos:
Lisboa Story Centre: Memórias da Cidade: espaço interativo que conta a história da capital portuguesa (na zona da Baixa Pombalina e no Terreiro do Paço). Os frequentadores podem vivenciar os principais fatos ocorridos na cidade e visitar um teatro de experiência, no qual é recriado o terremoto ocorrido no país em 1755
Oceanário: um dos maiores aquários do mundo, com 5 mil m³ e sete metros de profundidade, dividido em diferentes ambientes marinhos (Antártico, Atlântico, Índico e Pacífico). Acolhe cerca de oito mil animais e plantas de aproximadamente 500 espécies.
Pavilhão do Conhecimento: um museu interativo de ciência e tecnologia que estimula a exploração do mundo físico e a experimentação
Jardim Zoológico: O centenário Jardim Zoológico localizado no centro da cidade,abriga aproximadamente dois mil animais e cerca de 360 espécies.
Parque das Nações: local projetado e construído para receber a Expo 98, é um dos mais procurados pelas crianças, que, entre outros passatempos, poderão apreciar a vista abrangente do parque e do rio Tejo a bordo do Teleférico.
KidZania: parque temático que abriga uma cidade construída em escala “infantil”, no qual as crianças podem brincar como se fossem adultos e escolher entre 60 profissões diferentes, recebendo moeda própria (kidZos) para gastarem nos estabelecimentos comerciais.
Adventure Park: os jovens podem caminhar no meio de uma densa floresta de cerca de quatro hectares e subir a 12 metros de altura, cruzando pontes de corda, túneis suspensos e deslizando sobre a paisagem.
Aquário Vasco da Gama: Possui uma exposição de exemplares vivos que se caracteriza pela diversidade, com espécies animais e vegetais provenientes de ecossistemas de água doce, salgada e salobra, de ambos os hemisférios
Museu da Marioneta: espaço descontraído com vários ateliês que ensinam os jovens sobre a criação de marionetes e a encenação teatral
Museu da Eletricidade: ensina aos visitantes a magia da eletricidade e proporciona atividades lúdicas em grupo.
Museu da Marinha: apresenta o passado marítimo português, com destaque para os assuntos militares navais e diversos aspectos e atividades humanas ligadas ao mar
Planetário Calouste Gulbenkian: é um centro científico e cultural, integrado no Museu de Marinha
Parque Florestal de Monsanto: é o maior espaço verde da cidade, localizado no coração de Lisboa, com uma área de cerca de 900 hectares. O local oferece várias atividades didáticas e desportivas, especialmente pensadas para as crianças.
Parque Recreativo do Alto da Serafina: destinado ao recreio com restaurante e esplanada, largas vistas sobre a cidade, parque aventura, parques infantis e circuito de condução infantil.
Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian: um importante espaço arborizado de Lisboa, que aproxima a “criançada” de diversos aspectos da natureza
Monte Selvagem: as crianças poderão conhecer diversos aspectos da fauna e da flora, já que o local possui mais de 450 animais de 80 espécies.