Enoleitores,
Continuando sobre o nosso Wine Weekend no Costão do Santinho, após a vinhoterapia nos preparamos para a noite francesa. Ao chegarmos ao salão do evento, nos sentíamos na França: uma decoração bem no estilo, desde o hall até o salão, além de uma cantora e um conjunto especializado em músicas francesas.
Um clima relaxante, tudo preparado para nos remeter ao local, como numa viagem!
Porém, o foco é a nossa enogastronomia, bastante interessante. Na mesa, havia já o couvert com patê de foie gràs, de cereja e manteiga. De entrada, uma remolade de aspargos, com camarão e polvo a provençal em redução de caviar, para acompanhar o Domaine Sorin Terra Amata, um blend das uvas carignan, cinsault, grenache, mouverde e shiraz: um rosé cristalino, com aromas de pêssego maduro, tangerina e leve mineralidade; na boca untuoso e fresco, combinando perfeitamente com o frutos do mar.
Como prato principal, um entrecôte de angus ao perfume de manteiga, risoto de alcachofra e presunto parma. O vinho para combinar foi o Brunel Perre et Fils Cairanne, blend de grenache e shyraz. Apresentava cor vermelho rubi escuro, aromas de cassis e frutas pretas maduras, como ameixa; no gustativo, elegante e com um belo final de boca, que casou bem com a carne junto com o risoto (temos que comer e beber os dois juntos, para dar um equilíbrio, pois a alcachofra é de difícil combinação).
Para finalizar, a sobremesa: dacquoise de amêndoas com sabayon de queijo de cabra e sorbet de pistache. Acompanhava o vinho de sobremesa Chateau des Tours, de cor amarelo dourado, aromas de mel, damasco e baunilha; na boca, doce e levemente untuoso. Harmonizou muito bem, fechando o jantar de maneira elegante.
Achei que daria para finalizar hoje, porém ainda temos a enogastronomia da Itália.
Enoabraços e uma ótima semana a todos!