Simplesmente Vinho

Dicas para combinar vinhos e comidas

29/08/2014
Dicas para combinar vinhos e comidas | Jornal da Orla
Enoleitores,
Quero dividir com vocês algumas dicas que poderão ajudar naquela hora em que a dúvida surge para escolher o vinho ou o prato correspondente.
 
Imaginando que vamos iniciar nossa refeição com salada e for preciso servir um vinho, podemos utilizar alguns recursos. Primeiro temos que diminuir a acidez do tempero, evitando vinagres e limão. Podemos optar por um branco com boa acidez (vinho verde). Se usar alguma fruta adocicada na salada (damasco, lichia), o melhor é um vinho mais adocicado, como um Gewürztraminer.
 
Se usarmos frutas secas ou azeite de nozes, podemos  harmonizar com um espumante vinificado no método clássico. 
 
Ovo é um alimento muito difícil de combinar. Espumantes são os que menos “brigam”, mas uma outra opção seria adicionar bacon e vinho tinto no preparo do prato do ovo. Pode-se servi-lo com vinho tinto – este é um truque muito usado no interior da França!
 
Alcachofra também é um assunto polêmico na enogastronomia. Depende de como o prato é preparado, mas costuma ir bem com vinhos brancos de baixo teor alcoólico e acidez elevada, como um Chablis ou mesmo um vinho verde.
 
Com peixes defumados, como o salmão, nem é preciso se preocupar muito. O melhor é abrir um  Riesling – foram feitos um para o outro!  Mas se for servido acompanhado de molho branco cremoso, pode ser um chardonnay. Algum outro molho diferente também muda a parceria, pois o modo de fazer e os ingredientes contam bastante.
 
Se for servir massa, leve em consideração o recheio e o molho, pois, para cada ingrediente, um vinho diferente. Se for uma massa seca com molho de tomates e ervas, o melhor seria um tinto leve e frutado, tipo Chianti.
 
As sobremesas também têm suas regras. Não é apenas pegar um vinho doce e servir. Se você optar por uma opção com as famosas frutas silvestres, pense num Asti italiano. Chocolate “casa” melhor com um vinho fortificado e alcoólico, como um vinho do porto jovem. Para as sobremesas de frutas como pêssego, damasco, frutas secas e mel, lembre-se de um sauternes, que pode levar a um grande prazer!
Façam os testes e me contem!

Enoabraços e até a próxima semana!