Destinos no Exterior

Rios magníficos

29/08/2014
Rios magníficos | Jornal da Orla
A importância dos rios que correm pelo planeta sempre foi vital na existência do homem. Eles fornecem água potável e alimento, irrigam as plantações, são fontes de energia e forma de transporte de pessoas e mercadorias. Muitos deles são também destinos turísticos, seja como caminhos para a prática de esportes náuticos seja para apreciar os belos cenários que se descortinam ao longo do percurso. Confira alguns deles:
 
Rio Li (ou Lijiang, China) – É um dos afluentes do Yangtze, o principal rio da China. Passeios turísticos de barcos conduzem por caminho ladeado por aldeias e cenários pastorais. O tradicional ‘rafting’ de bambu pode ser feito ao longo do rio Yulong, um dos afluentes do Li. 
 
Rio Amazonas (Brasil, Peru e Colômbia) – O rio dispensa apresentações. Suas águas têm origem na nascente do rio Apurímac, nos Andes do Peru, seguem pela Colômbia até chegar ao Brasil, onde desaguam no oceano Atlântico. 
 
Rio São Francisco (Brasil) – Um dos passeios mais bonitos do Sergipe é o de escuna pelo Velho Chico. O ponto de partida é a cidade de Canindé, a 200 quilômetros de Aracaju. Depois de meia hora de navegação, chega-se ao imponente cânion do Xingó, com direito a mergulho nas águas verdes e cristalinas do rio. 
 
Rio Nilo (África) – Fundamental para o desenvolvimento da antiga civilização egípcia, o rio atravessa outros países africanos como Uganda, Sudão, Tanzânia, desembocando em formato de delta no Mar Mediterrâneo.
 
Rio Mekong (Sudeste Asiático) – Nasce no planalto do Tibete e segue pela província chinesa de Yunnan e outros cinco países: Mianmar, Tailândia, Camboja, Laos e Vietnã. A bacia do Mekong é uma das mais ricas áreas de biodiversidade do mundo.
 
Rio Danúbio (Europa) – Nasce na Floresta Negra, na Alemanha, e corre para o leste, passando por quatro capitais (Viena, Budapeste, Belgrado e Bratislava) antes de desaguar no Mar Negro. É um dos favoritos para cruzeiros turísticos, já que cruza o caminho de paisagens pontilhadas por aldeias, catedrais barrocas, castelos românticos e cidades magníficas.
 
Rio Sena (França) –  Atravessa Paris, dividindo a cidade-luz ao meio: de um lado os principais monumentos como o Museu do Louvre, a Ópera de Paris, os Campos Elíseos e a Bastilha; do outro, os bairros noturnos, a Torre Eiffel e outras atrações que transformam os passeios de barco pelo Sena em imã para turistas.
 
Rio Irrawaddy (Mianmar) – Uma das melhores maneiras de conhecer o misterioso país, antes conhecido como Birmânia, é através de um cruzeiro fluvial pelas águas do rio Irrawaddy, que passa por templos antigos, aldeias remotas, mercados locais e centros budistas.
 
Rio Volga (Rússia) – Das 20 maiores cidades da Rússia, onze estão situadas às margens do rio, incluindo Moscou. Um dos passeios mais populares é o cruzeiro que liga a capital russa a São Petersburgo.
 
Rio Loire (França) – Segue seu curso passando por aldeias, pontes elevadas e cidades encantadoras do Vale do Loire, uma região que é Patrimônio Mundial da Unesco, com paisagem bucólica marcada por vinhedos, jardins bem cuidados e castelos históricos. 
 
Rio Colorado (Estados Unidos) – Cruza o árido deserto do Colorado, passando por paredões gigantes de cânions avermelhados até desaguar no Golfo da Califórnia, já no México. Trilhas, observação da vida silvestre e esportes radicais estão entre as opções para o turista.

Caño Cristales (Colômbia) – Intitulado o ‘O Rio Mais Bonito do Mundo’, a paisagem natural mais parece uma pintura multicolorida que se estende por 100 quilômetros no coração do Parque Nacional Sierra de la Macarena, na Colômbia. 
 
Rio Zambeze (África) – Animais como hipopotámos, crocodilos, elefantes, além de milhares de espécies de peixes estão presentes ao longo dos seis países por onde passa o rio, inscrito na lista dos locais que são Patrimônio da Humanidade.