A “praia de Cubatão” agora tem como ser melhor organizada, com mais possibilidades de uso e com qualidade de primeiro mundo, à altura da Cidade”. Com essas palavras, o coordenador do Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente da Universidade de São Paulo (Cepema/USP), Prof. Dr. Cláudio Oller, definiu a importância do Plano de Manejo do Parque Ecológico do Perequê, entregue ao Município em cerimônia na quinta-feira (14).
O documento técnico foi elaborado pela entidade ligada à USP, com o apoio da Prefeitura de Cubatão, e financiado pela indústria Anglo American, via Termo de Ajustamento de Conduta acordado com o Ministério Público como forma de compensação ambiental. O plano tem o intuito de planejar a gestão e o uso sustentável dos recursos naturais no interior da Unidade de Conservação, um dos principais equipamentos turísticos e ambientais da Baixada Santista.
A coordenadora do Programa Cubatão Sustentável, Sílvia Sartori, fez uma apresentação sobre o Parque Perequê, cujos números impressionam: 168 hectares (aproximadamente 160 campos de futebol), 11,5 Km de perímetro, 95 espécies vegetais e 183 animais (sendo 26 endêmicas, ou seja, exclusivas dessa região).
Geoportal – Silvia apresentou um importante instrumento para compartilhamento e atualização constante de informações sobre a unidade de conservação: o geoportal Santos Web Atlas. No site, é possível consultar mapas, documentos e informações sobre o Perequê e outras reservas ambientais regionais. A página pode ser conferida clicando aqui.
Os elaboradores do Plano de Manejo fizeram a entrega do documento ao secretário municipal de Governo, Fábio Oliveira Inácio, representando a prefeita Marcia Rosa. “Esse é um ato importante, que reafirma nosso compromisso em promover uma Cidade melhor para se viver, aproveitando todos os nossos potenciais, cumprindo assim os preceitos da Agenda 21. A cada dia trabalhamos por uma Cubatão melhor nas áreas econômica, social e ambiental”, afirmou.