Simplesmente Vinho

Vinhos texanos

15/08/2014
Vinhos texanos | Jornal da Orla
Enoleitores,
Quem poderia imaginar que no deserto,terra de cowboy, teria plantações de vinhos? Pois nos EUA, precisamente no Texas, próximo à cidade de Dallas (os mais velhos devem lembrar do seriado Dallas, quando nem se falava em vinho) há plantação e produção de vinhos. E, por incrível que pareça, é o quinto maior produtor de vinho do país.  Isso já ocorre desde 1840,  quando havia várias plantas de uva selvagem ao redor de uma vila, que ainda não tinha nome e, por causa delas, foi dado o nome de Grapevine (vinhedo). Hoje, ela é a capital de vinho do Texas, estando localizada a cinco minutos do aeroporto internacional de Dallas.

Os missionários espanhóis foram os que levaram as primeiras videiras para a região, que atualmente conta com videiras das castas Tempranillo, a branca Albarinho, as italianas Vermentino e Sangiovese e as francesas Viogner , Shiraz e Chardonnay. Estas videiras se adaptaram muito bem ao microclima da região, produzindo tintos audazes e brancos poderosos. No centro da cidade, entre as ruas Lowers st. e Inwood st. Acreditem: tem um vinhedo de chardonnay, pertencente à vinícola Inwood Estates,  que faz o melhor  vinho do Texas.

Dentre as melhores vinícolas destacam-se: a Calais Winery, do viticultor francês Benjamin Calais; a Hommestead Winery, hoje nas mãos  da enóloga Emily Mc Roberts; e a família Parker, que produz o Rosa de Ivanhoé, um vinho de sobremesa de chocolate – o qual ainda não provei. Há também a Fuqua Winery, que produz somente vinhos  considerados de alta gama.

Está curioso? Comece a pensar seriamente em programar para uma viagem pôr lá! Em setembro, acontece a Grape Fest, a maior festa da uva do sudoeste americano.