Simplesmente Vinho

O super Toscano Caberlot

01/08/2014
O super Toscano Caberlot | Jornal da Orla
Enoleitores,
 
Na semana passada, em um jantar familiar, meu sobrinho Thiago Arruda me fez uma surpresa, levando um vinho Magnum  (super Toscano), que eu nunca tinha ouvido falar. É um vinho tão particular que preciso dividir sua história com vocês. 
 
Ele é elaborado somente em garrafas Magnum (1,5l) ,  apenas 3.200 unidades , engarrafado ainda manualmente, estagiando por dois anos em garrafa. Sua cobiça está entre todas as milhares de enotecas da Toscana, somente duas têm o privilégio de poder vender o II Caberlot, e apenas alguns dos importantes restaurantes da Europa,  como o Cibreo em Florença e o L’Amboise em Paris.
 
Alguns membros do clube gastronômicos de Florença (do famoso restaurante Teatro del Sale) podem comprar apenas uma garrafa por ano – uma concessão tão valorizada que hoje está em contrato! Nem mesmo os monstros sagrados, como  Sassicaia, Masseto e Solaia, têm hoje uma cobiça como tal, na Itália e no mundo…
 
Vinho único- Remigio Bordini, o agrônomo que identificou a casta Caberlot há mais de 40 anos, autorizou que a uva fosse plantada em apenas 2,5 hectares da propriedade de Wolf e Bettina Rogosky, utilizando a altíssima densidade de 10 mil plantas por hectare e com apenas cinco ramos por planta, de forma a garantir rendimentos incrivelmente reduzidos. 
 
Uma lenda entre os grandes conhecedores de vinhos toscanos é que ele é o único no mundo elaborado com a casta Caberlot -um provável cruzamento entre a Cabernet Sauvignon e a Merlot, que surgiu espontaneamente em um vinhedo perto de Verona, há mais de 50 anos, e nunca mais pôde ser reproduzido, apesar das tentativas. Os vinhos do Podere Il Carnasciale são os únicos autorizados a serem produzidos com uvas desta preciosa linhagem da casta Caberlot, talvez a mais rara do mundo.
 
Reconhecimentos- Gambero Rosso 2012:  / Duemilavini 2012:  / Guide l’Espresso 2012:  / Veronelli-Guide 2012: 93 Pontos / Slow Wine 2012: Großer WeinRobert / Parker: 92 Pontos / Wine Spectator: 90 Pontos / James Suckling: 95 Pontos 
 
Junho 2013:  Divulgado o “Ranking dos 100 melhores vinhos do mundo”, segundo Luca Gardini. Destaque:  Il CARNASCIALE – CABERLOT 2008 – Raro 
Notas de degustação: um vinho excepcional, na cor vermelho rubi, halo terroso, aromas de frutas negras, especiarias, na boca taninos finos, elegante com boa acidez, equilibrado, boa persistência, deixando um retronasal que lembra ameixas pretas.
 
E, como sempre digo, no mundo do vinho você sempre aprende e descobre novidades. É um universo infinito e, por  ser considerado uma bebida viva, estava no auge de sua vida, ótimo. Valeu ter conhecido!

Enoabraços e uma ótima semana!