Enoleitores,
Nesta semana recebemos a visita, na Piccola Forneria, do jornalista de vinhos Jorge Lucki, que proferiu uma palestra na Confraria Feminina Meia Taça, dentro das comemorações dos 10 anos desse grupo.
Foi uma deliciosa viagem pelas principais regiões vinícolas daquele país, onde degustamos quatro vinhos diferentes, cada um deles expressando seu terroir.
Iniciamos nossa viagem com as explanações da região e degustando o Drappier Brut Nature Zero, representando a região de Champagne. Pertencendo a uma das grandes casas da região, era um vinho de cor amarelo claro com perlage miúda e extensa, no aroma mineral nos remetia ao fermento de pão, na boca bastante adstringente, seco, preenche o pálato, persistente deixando um gostinho de amêndoas. Esse vinho acompanha perfeitamente caviar e ostras.
Seguimos nosso passeio com o segundo vinho, o Brocard Domaine Sainte Claire, um belo Chablis, evidenciando a Borgonha, era um vinho de coloração amarelo verdeal, aromas minerais, lembrando gasolina e especiarias como pimenta. No pálato sentia-se grande frescor, boa acidez e longo deixando na boca gostinho de frutas citricas, um vinho ideal para acompanhar peixes delicados, marisco e alguns frutos do mar.
Depois fomos ao Rhone, conhecer um pouco desta região vinícola dividida entre norte, onde impera a uva sirah, e o sul, com suas diferentes vilas e uvas, podendo se vinificar com até 13 diferentes tipos uvas num mesmo vinho.
Pudemos experimentar o Rasteau Village Cuvée Prestige, um produto de cor rubi violáceo e aura rosada, no nariz exalava frutas negras maduras, xarope, couro, no paladar boa acidez e frescor, taninos presentes equilibrados mais rústicos, boa persistência. Esse vinho pede acompanhamento de comida como cordeiro, cabrito até uma pizza de calabresa.
Finalizamos esta primeira etapa com nada menos que um bom representande da região de Bordeaux, onde depois de nos aprofundarmos mais sobre as particularidades deste local, degustamos um Chateau Clarke, da Casa de Edmond de Rothschild. Este vinho expressa vinhedos de três Chateaux Clarke, Malmaison e Peyre-Lebade, situados entre Listrac e Moulis, no Medoc. De cor rubi, aura rosada, brilhante, aromas que lembram frutas vermelhas maduras, especiarias, terroso, no pálato sentimos uma elegância com taninos macios e um médio corpo, boa acidez,deixando na boca um gostinho de ameixas pretas.
Noite memorável em que pudemos aliar cultura e prazer!
Enoabraços e uma ótima semana a todos!