Meio Ambiente

Pequenas ações, grandes mudanças

05/06/2014
Pequenas ações, grandes mudanças | Jornal da Orla
A cada ano, governos de todos os países criam iniciativas para reduzir os impactos causados pelas atividades humanas no meio ambiente, sejam elas industriais, demográficas e até mesmo o consumo desenfreado, que resulta na produção excessiva de lixo. 
 
Nesta quinta-feira (5),  durante as comemorações do Dia do Meio Ambiente em Santos, será lançada a campanha “Santos Sem Lixo”. Na ocasião também será assinado o termo de adesão ao programa “Dê a mão para o futuro: reciclagem, trabalho e renda”, pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
 
Entre os programas que já são realizados pela Prefeitura está a coleta seletiva de lixo reciclável que, atualmente, atinge 100% da área insular da cidade. São cerca de 450 toneladas de lixo limpo recolhidas mensalmente e, apesar de os números estarem em constante elevação, a intenção da Secretaria de Meio Ambiente é fazer com fique cada vez mais próximo do volume de lixo orgânico recolhido, que é de 15 mil toneladas mensais.
 
Este serviço recolhe metais, plásticos, vidros e papéis, que iriam para o aterro sanitário Sítio das Neves, na Área Continental, mas ganham a destinação correta retornando em investimentos para a cidade, graças à separação prévia, entre lixo limpo e orgânico, realizada pela população. O programa é executado pela Prodesan (Progresso e Desenvolvimento de Santos) e a coleta ocorre  uma vez por semana, em cada bairro da área insular da cidade.
 
Todo o material recolhido para a reciclagem é posteriormente encaminhado à Usina de Separação de Materiais, que está localizada no bairro Alemoa. A separação é realizada por usuários do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e ex-catadores do Aterro Controlado da Alemoa (atualmente desativado).
 
Reduzir, Reutilizar e Reciclar
 
Também conhecido como os três Rs da sustentabilidade, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, são ações práticas que têm o objetivo de estabelecer uma relação harmônica entre consumidor e o meio ambiente. Adotando estas práticas, é possível diminuir o custo de vida, além de favorecer o desenvolvimento sustentável.
 
Reduzir- Muitas pessoas têm o costume de adquirir produtos que não precisam ou que usam poucas vezes. Portanto, reduzir significa comprar bens e serviços de acordo com nossas necessidades, para evitar desperdícios. 
 
Reutilizar- Vários materiais  podem ser reutilizados para outros fins. Reutilizando, é possível gerar economia. Ao jogar algo no lixo, desperdiça-se a energia que foi usada na fabricação, o combustível usado no transporte e a matéria prima empregada.  Outra boa prática é a doação.
 
Reciclar- A reciclagem é quase uma obrigação nos dias de hoje. O primeiro passo é separar o lixo reciclável, que será transformado novamente em matéria-prima para voltar ao ciclo produtivo. Além de gerar renda e emprego, é uma atitude que alivia o meio ambiente de resíduos que vão levar anos ou séculos para serem decompostos.
 
Como separar o lixo limpo do orgânico?
 
A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Muitas pessoas não têm paciência nem local para armazenar por cores o lixo a ser reciclado, mas fazer a separação do lixo doméstico é mais fácil do que se imagina.
 
Não misture recicláveis com orgânicos – sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. 
 
Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.
Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.
 
Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.
Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.
 
O que não vai para o lixo reciclável?
 
Papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários, copos de papel. Cabos de panela e tomadas. Clipes, grampos, esponjas de aço, canos. Espelhos, cristais, cerâmicas, porcelana. Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos.

 

ROTEIRO DA COLETA SELETIVA EM SANTOS
 
Segunda-feira – 8h – Estuário, Piratininga, São Manoel, Alemoa. 13h – Boqueirão
Terça-feira – 8h – Santa Maria, Bom Retiro, Vila Belmiro, Valongo, Morro São Bento, Boa Vista, Pacheco, Vila São Bento. 13h – Campo Grande
Quarta-feira – 8h – Paquetá, Vila Nova, Centro e Jardim Castelo. 13h – Marapé e Gonzaga (zona comercial)
Quinta-feira – 8h – Rádio Clube, Vila São Jorge, Chico de Paula, Jabaquara e Monte Serrat. 13h – Pompéia, José Menino e Gonzaga (comercial/ residencial)
Sexta-feira – 8h – Vila Mathias, Areia Branca e Gonzaga (zona comercial). 13h – Embaré e Aparecida
Sábado – 8h – Caneleira, Saboó e Encruzilhada. 13h – Ponta da Praia, Gonzaga (zona comercial), Nova Cintra, Macuco


PARA CADA TIPO DE DETRITO, UM LOCAL ADEQUADO
 
Óleo de cozinha – Federação de Bandeirantes do Brasil (r. Jurubatuba, 157, Ponta da Praia – quintas e sábados, das 15hs às 17hs), Gota de Leite (av. Conselheiro Nébias, 388, Encruzilhada), Centro Comunitário da Igreja São Judas Tadeu (r. Napoleão Laureano, 89 – 2ª a sábado – das 9h às 18h).

Retalhos de tecido – Castelinho Magazine Retrô (r. Guaibê, 36, Aparecida). Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h, e aos sábados, das 10h às 18h.

Remédios – Farmácia Sais da Terra (r.  Galeão Carvalhal, 48, Gonzaga e r. Azevedo Sódré, 24, Gonzaga)

Filmes radiológicos – Clínica Radiológica de Santos (av. Conselheiro Nébias, 540, Embaré) e  Clínica Mega Imagem (r. Mato Grosso, 79, Boqueirão)

Pneus – Policarpos Pneus (r. Bóris Kaufmam, 261, Chico de Paula)

Pilhas e baterias – Multicoisas (av. Ana Costa, 383 – Gonzaga),  Hipermercado Extra (av. Ana Costa, 318 / 340, Gonzaga)

Resíduos eletrônicos –  Estação da Cidadania (av. Ana Costa, 340 – Gonzaga), Cais Santista (r. Sete de Setembro, 34 – Vila Nova);  Complexo Esportivo Rebouças (pç. Engenheiro José Rebouças, s/n, Ponta da Praia).