Nosso primeiro adversário na Copa do Mundo, a Croácia não é um dos destinos mais populares entre os brasileiros que se aventuram no Velho Mundo, mas nada deixa a dever para outros paraísos turísticos. Banhado pelo Mar Adriático, o país, uma das ex-repúblicas iugoslavas, fica no centro-leste europeu e faz fronteira com a Eslovênia, Hungria, Sérvia, Montenegro, Bósnia e Herzegovina. Possui também uma fronteira marítima com a Itália, no golfo de Trieste. Com população em torno de 4,5 milhões de habitantes, sua capital é Zagreb.
O mar é o grande cartão-postal do país. Sua costa, com 1.778 km de extensão e mar de água verde/azul-turquesa cristalina, rendeu à Croácia o título de a “melhor praia da Europa”. O litoral é bastante recortado, com penínsulas, baías e mais de 1 000 ilhas que formam uma paisagem semelhante à da costa grega.
Pérolas do Adriático
A capital do país, principal atrativo turístico, se tornou conhecida por suas paisagens urbanas charmosas, que ainda mantêm traços de uma arquitetura clássica. É possível encontrar catedrais, museus e muitas opções de cafés, bares e restaurantes. Além de Zagreb, há opções de conhecer cidades como Dubrovnik, uma região formidável com paisagens onde o mar azul entra em contraste com a arquitetura preservada; a belíssima Hvar, considerada a nova Ibiza dos europeus; Split, com o museu mais antigo da Croácia, palácios e restaurantes; e Rijeka, uma cidadela de origem italiana, que possui o maior porto da região.
Gatronomia croata
A cultura croata é um tanto heterogênea, repleta de influência de povos que por ali passaram. O mesmo vale para sua culinária, rica e variada. Na costa dálmata a oferta de pescados e pratos típicos gregos, vênetos e italianos é bastante presente, enquanto em Zagreb e nas regiões montanhosas há claras inspirações húngaras, turcas e austríacas.
Parque de Plitvice
A 140 km de Zagreb, é outro atrativo conhecido mundialmente e considerado Patrimônio Natural da Humanidade desde 1979. São dezesseis lagos interconectados por cascatas e rodeados de bosques que são povoados por cervos, ursos, lobos e outros animais selvagens em seus mais de trinta mil hectares. Um verdadeiro paraíso a ser explorado.