Meio Ambiente

Construção civil utiliza gás natural em projetos de climatização

30/04/2014
Construção civil utiliza gás natural em projetos de climatização | Jornal da Orla
Profissionais estão buscando alternativas e optando por projetos que utilizam o gás natural para realizar a climatização de ambientes. O aumento do uso de equipamentos de refrigeração levou o Brasil a registrar um novo horário de pico de consumo de energia elétrica: entre 14 e 15 horas, revelando o ar-condicionado como o grande vilão do consumo.

Diante disso, a Comgás (maior distribuidora de gás natural canalizado do País) está apostando alto neste segmento. Além de promover o gás natural para ser usado para o preparo de alimentos e aquecimento da água de chuveiros e torneiras, a empresa agora destaca os benefícios de usar esta matriz energética para a climatização de ambiente e geração de energia, especialmente nos horários de pico.

O VRF (fluxo de refrigerante variável, na sigla em português) a gás natural ou GHP (Gas Heat Pump) é indicado para empreendimentos de comércio e serviços, tornando-se uma alternativa interessante em locais com restrições de fornecimento de energia elétrica. Os equipamentos instalados são de grande confiabilidade e utilizam um motor de combustão interna a gás natural, que varia a sua velocidade conforme a carga térmica interna, para atender às necessidades de refrigeração ou aquecimento do sistema, semelhante ao sistema Inverter dos condicionadores de ar elétricos.

Até 2011 havia apenas um fabricante de GHP no mercado brasileiro. De lá para cá, a Comgás vem desenvolvendo este mercado e, atualmente, já são três fornecedores: Panasonic, Toyota Tsusho (que comercializa máquinas da marca Yanmar) e LG.

Para estreitar o relacionamento com os arquitetos, profissionais da construção civil e construtoras, a Comgás lançará a Campanha “Entre no Clima Comgás”, que visa reconhecer as empresas que definem, projetam e/ou instalam sistemas de ar condicionando a gás natural.

Escritórios de arquitetura, Empresas de projetos, consultorias especializadas em climatização poderão inscrever projetos na Campanha e, caso sejam implementados, eles se transformarão em pontos, conforme o número de TRs (toneladas de refrigeração) em questão. Os participantes poderão acessar uma plataforma de relacionamento desenvolvida pela Comgás e trocar os pontos por prêmios.

O gás natural, além de ser um combustível de queima limpa, eficiente e econômico, proporciona um efeito considerável na redução de custos. Com ele é possível reduzir os atuais custos com o GLP (Gás Liquefeito do Petróleo) ou em energia elétrica em até 50%, contribuindo desta forma para uma redução nos custos financeiros direto ao consumidor final.