Enoleitores,
Os chamados road shows são eventos propícios para degustar vinhos de variadas procedências e características, em um mesmo local. Um bom exemplo foi o promovido pela importadora Interfood, que hoje conta com um catálogo com mais de 200 rótulos.
Muito bem organizada, a feira contou com palestra e degustação de vinhos europeus top. Quero compartilhar minha experiência e abrir seu leque de opções na hora de escolher um bom vinho:
Iniciamos com um premier cru branco da Borgonha, do produtor Olivier Leflaive, o Chassagne Montrachet 1er cru (Clos Saint Marc), 100% chardonnay. De coloração amarelo brilhante; no nasal, muito mineral; na boca, uma acidez boa, um longo retrogosto e bem encorpado. Para mim, este vinho, que no preparo estagia durante 12 meses em barris de carvalho, foi o melhor que degustei, superando inclusive os tintos, como o Barolo de Elio Grasso 2009 (Ginestra Casa Mate), 100% nebbiolo.
Este vinho, que estagia 24 meses em carvalho e 12 meses em garrafa, apresentava aromas de alcaçuz, frutas vermelhas, ameixas pretas; taninos presentes e equilibrado, um vinho encorpado e muito persistente. Apesar de ter 14% de graduação alcoólica, não parecia, de tamanho equilíbrio -um vinho pronto para beber!
Outro italiano que me cativou foi o Amarone della Valpolicella Tomassi – Classico doc 2009, concebido com um blend das castas corvina, veronese, rondinella, molinara e corvinone. Com graduação de 15% de álcool, na cor, apesentava um vermelho intenso, nos aromas, frutas em compotas, figo, ameixa. Um vinho com muito corpo.
Quase me esqueço da Espanha, com seu Baron Del Chirel Tempranillo 2006, o ícone da vinícola Marques de Riscal. Este vinho estagia durante 20 meses em carvalho francês e americano. Sua cor era vermelho escuro como sangue; apresentava aromas de frutas maduras, pretas. No palato, untuoso, equilibrado e com uma persistência longa. Foi o meu preferido entre os tintos, pois gosto de vinhos robustos.
Mas o campeão da degustação, para mim e muitos enófilos e jornalistas especializados, foi o branco. Porém, nunca esqueça que o melhor vinho é aquele que você gosta!
Enoabraços ate a próxima semana!