Visitar a antiga cidade imperial de Luang Prabang, no Laos; descer de barco por dois dias o Rio Mekong; descobrir as ruínas de Angkor Wat na floresta do Camboja; navegar em meio às ilhas de Halong. Este fantástico giro pelas belezas naturais do Sudeste Asiático, conhecendo monumentos declarados Patrimônios da Humanidade, será possível na viagem de 17 dias programada pela Freeway, que começa dia 6 de março.
O roteiro inclui a Tailândia e países da antiga Indochina Francesa: Laos, Camboja e Vietnã. Um mergulho na riqueza cultural e religiosa daquela ponta da Ásia, com exuberante natureza e exótica gastronomia. A viagem terá início por Bangkok, na Tailândia, onde se encontram algumas das imagens mais importantes do Budismo, como o Buda de esmeraldas e o Buda folheado a ouro de 46 metros de comprimento e 15 de altura. De Bangkok os viajantes rumam para Chiang Rai, no norte do país, e de lá cruzam a fronteira com o Laos.
No Camboja, uma cidade perdida
Rumo ao Camboja, o grupo desembarcará em Siem Reap, onde se encontra o famoso Angkor Wat, um impressionante complexo composto por inúmeros templos em ruínas – mas com muito ainda de pé para ser visto. Este complexo foi entre os séculos de IX a XV a casa do Império Khmer. Conhecida como a cidade perdida, Angkor possui centenas de templos, um dos principais é o incrível Angkor Wat, composto de 54 torres esculpidas e os impressionantes Banteay Kdei e Ta Prohm, ainda cobertos pela selva. Foram descobertos em 1870 e descritos pelo explorador francês Henri Mouchot como “maior do que qualquer coisa encontrada na Grécia ou em Roma”. O grupo contará com guia brasileiro. Maiores informações podem ser obtidas no site www.freewayviagens.tur.br ou pelo tel. (11) 5088-0999
Caverna colorida no Vietnã
A próxima parada será o Vietnã, mais precisamente Halong Bay, com suas mais de três mil ilhas, considerado um dos mais belos destinos do Sudeste Asiático, com suas rochas de calcário maciço e um mar cor de esmeralda. A visita será feita a partir de um cruzeiro de um dia e uma noite. Haverá a possibilidade de andar de caiaque e nadar.
Ainda pouco conhecida no Brasil, a cozinha vietnamita é rica e tão saborosa quanto a tailandesa. É comum o uso de capim santo, pimentas e gengibres em pratos locais. No cruzeiro haverá a visita à caverna Sung Sot, a gruta mais bonita e mais ampla da baía. Chegando a Hanói, capital do país, o grupo assistirá ao clássico show das Marionetes D’Água e passeará pela cidade, passando pelo Templo da Literatura e pelo Mausoléu de Ho Chi Minh.
Esculturas no Laos
O Laos é o país que mais preserva os resquícios da Indochina colonial. Luang Prabang, tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, será um dos pontos altos da viagem. A antiga cidade imperial conta com uma atmosfera incrível, que une a simplicidade asiática à sofisticação e ao charme francês.
Os templos são de uma arquitetura rica, com seus telhados vermelhos, colorindo ainda mais a região. Um programa noturno é uma imensa feira ao ar livre, onde é possível comprar presentes bem característicos do lugar, com preços bem acessíveis.
A melhor forma de passear pela cidade é alugar uma bicicleta e pedalar pelas ruas quase planas, onde monges e aspirantes caminham em meio aos turistas. Entre os passeios incluídos no roteiro está viver por um dia a experiência de ser um treinador de elefantes, acompanhando as atividades dos verdadeiros como alimentação, banho, cuidados médicos e adestramento. Nos outros dias haverá passeios a cachoeiras, caminhadas pela mata e até aulas de culinária.