Pelo nono ano consecutivo, São Paulo realiza a festa do Ano Novo Chinês, que nesta edição comemora a entrada do Ano do Cavalo, símbolo de uma época de muito diálogo e tolerância nas relações. Marcada para os dias 1º e 2 de fevereiro, a festa acontece no bairro da Liberdade, que irá se pintar de vermelho, amarelo e dourado para receber milhares de pessoas atraídas pela culinária e pela diversificada programação cultural.
A festa ocupará a Praça da Liberdade e a rua Galvão Bueno. Nos dois dias são apresentadas diversas manifestações da cultura do país oriental, como as tradicionais danças do dragão e do leão, lutas marciais, atrações musicais e até miniaulas de mandarim e Feng Shui. Além disto, barraquinhas montadas ao longo da Galvão Bueno trarão um pouco da culinária, artesanato e outras atrações da cultura chinesa.
A organização é da JCI Brasil-China, entidade internacional que congrega jovens com a missão de difundir e promover a integração cultural entre os dois países. As novidades da festa podem ser acompanhadas pelo site www.anonovochines.org.br.
Previsões do ano
No dia 1º de fevereiro de 2014 os chineses iniciam o ano 4712, que vai ocorrer pelo calendário chinês ao longo de 13 meses – tempo necessário para compatibilizar a volta da Terra em torno do Sol. Será o Ano do Cavalo, que segundo o mestre I Ming, presidente da Sociedade Feng Shui do Brasil, vai exigir tolerância para solucionar várias questões inconvenientes. Use tons de vermelho, azul e verde. Serão as cores da sorte no ano.
Para o Brasil o ano promete problemas na área da saúde, mas progresso na agricultura e educação. Pessoas dos signos de Tigre, Cão e Cabra terão um ano repleto de boas notícias. Será mais difícil para os nascidos no signo do Rato e do Boi.
No País de Origem
O Ano Novo Chinês é o feriado mais importante em toda a Ásia. No período dos festejos, o país para por quinze dias para os preparativos, viagens e rituais que marcam a passagem do ano. Geralmente, são realizados grandes banquetes em casa ou em restaurantes e, nesses jantares, é comum uma grande variedade de pratos, muitos à base de peixe, símbolo da fartura.
É uma época também que muitos voltam para suas cidades de origem para visitar parentes e amigos, levando presentes e os tradicionais envelopes vermelhos – o hong bao – que contêm dinheiro. O momento mais esperado da comemoração é a queima de fogos de artifício que, acreditam, atrai sorte e espanta as energias negativas.