Nesta sexta-feira (29), acontece a Black Friday em todo o Brasil. Em Santos, o Procon-Santos realizou uma busca pela cidade, para orientar o consumidor santista com o real preço de produtos que as empresas costumam colocar em promoção durante a data. A pesquisa contem itens como celulares, perfumes, ar-condicionado entre outros.
Embora essa data ofereça diversas oportunidades tentadoras, é fundamental tomar alguns cuidados. Alguns varejistas podem inflacionar os preços antes da data para criar a ilusão de grandes descontos. Pesquise os preços históricos. mantenha o foco no que realmente precisa. A pressão das ofertas pode levar a compras desnecessárias. Antes de finalizar a compra, verifique as políticas de devolução, especialmente se estiver comprando presentes.
Diretor do Procon-Santos, Ronaldo Ferreira afirma que sempre há dúvida dos consumidores com relação às ofertas neste período. “Em vista disso, tomamos a iniciativa de pesquisar preços dos produtos mais procurados nesta época nas lojas físicas, 45 dias antes da Black Friday”. Ele orienta os consumidores a não comprarem por impulso, verificar atentamente os preços e as condições de pagamento.
Em relação as compras feitas on-line, Ronaldo destaca o perigo dos sites falsos. “O importante ao entrar em uma página é verificar se se trata de um ambiente seguro para a compra, geralmente os portais iniciando com ‘https://’. Ao acessar as páginas, o passo seguinte é ver se a empresa apresenta seu CNPJ, se tem endereço e telefone fixos, que é a certeza que a empresa existe”.