A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou na noite de terça-feira, 8 de outubro, uma autorização para que o governo estadual busque financiamento por meio de uma parceria público-privada (PPP). O recurso será destinado ao projeto do Túnel Santos-Guarujá, que visa melhorar a infraestrutura e a locomoção.
O trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. O estudo de mobilidade do projeto concluiu que a localização mais adequada do túnel é no centro do canal, atendendo as necessidades logísticas da região. A obra de acordo com o governo federal 860 metros entre as margens (incluindo embocaduras) e ficará sob o fundo do canal a uma profundidade de 21 metros.
De acordo com o Governo do Estado, atualmente, mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens utilizando barcos de pequeno porte (catraias) e as balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres. Além da passagem de veículos, o túnel contará com uma área de circulação para ciclistas e pedestres instalada entre as seis vias de pista – três faixas por sentido, sendo uma delas adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O projeto do Túnel Santos-Guarujá prevê investimento total de quase R$6 bilhões.