Porto

Túnel: quase um século de promessas

02/02/2024
Divulgação/Prefeitura de Santos

A novela da construção de uma ligação seca entre Guarujá e Santos é quase centenária. Tem momentos de angústia todos os dias, para quem depende dessa travessia para trabalhar, estudar, fazer um tratamento de saúde. A espera, muitas vezes, e mais especialmente nos últimos anos, é quantificada em horas. Teve pelo menos um capítulo bíblico, de profecia: na década de 40 do século passado, o urbanista Prestes Maia, como um Nostradamus do século 20, já previa que uma ligação só não bastaria. Hoje isso se tornou claro: além da travessia de passageiros em veículos leves, tem também a de cargas, em caminhões e carretas. Essa novela também teve cenas de pastelão. Em 2010, o então governador de SP, José Serra, no melhor estilo Odorico Paraguaçu, inaugurou uma maquete de uma futura ponte. A maquete sumiu e a ponte foi sem nunca ter sido.

Nesta sexta-feira, um capítulo importante desse enredo pode ser sido apresentado. Com muita pompa e circunstância, a construção do túnel foi anunciada, no Porto de Santos, pelo presidente da República e pelo governador de São Paulo.

Todo o foco se concentrou no acordo político entre os dois pólos que dividem o país nos últimos anos, bolsonarismo e petismo. As divergências entre o governo federal e o estadual foram aparadas e Lula e Tarcísio fizeram o anúncio juntos. Mas a engenharia financeira que o projeto requer tem alta complexidade. Entram nela pedágio, aportes bilionários de ambos os governos e uma parceria público-privada que deve ser leiloada ainda neste ano. Entraves ambientais também estão previstos.

A construção do túnel alivia em pelo menos 70 km de rodovia (ida e volta) o percurso das carretas com cargas movimentadas na margem esquerda do Porto, a de Guarujá. E pode ser uma cereja no bolo na deficiente integração viária metropolitana do transporte público na Baixada Santista, pois tem espaço previsto para o VLT, que já liga as cidades de Santos e São Vicente.

A foto da capa desta edição, que estampa sorrisos largos trocados entre Tarcísio e Lula na solenidade, promete um final feliz para essa novela. Agora é aguardar as cenas dos próximos capítulos.