Santos

Conselho Municipal da Juventude promove pré-conferências com jovens santistas

13/09/2023
Francisco Arrais/Prefeitura de Santos

Esta semana, o Conselho Municipal da Juventude de Santos (CMJ), está realizando cinco Pré-Conferências  Municipais da Juventude, em conjunto com a  Coordenadoria de Políticas Públicas  para Infância e Juventude da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher), com o intuito de debater sobre políticas públicas voltadas para a faixa etária entre 15 a 29 anos.  O evento está acontecendo em várias regiões da cidade ao longo da semana. A pré-conferência de segunda-feira (12) ocorreu Teatro Rosinha Mastrângelo, na Vila Mathias.

As Pré-Conferências estão acontecendo para anteceder a 4° Conferência Municipal da Juventude de Santos e promovem audiências com os jovens santistas. “A ideia é promover rodas de conversa em que os jovens possam colocar suas vivências, experiências e relatos de vida e, por meio dessa bagagem, buscar o que falta nas políticas públicas para a juventude”, segundo Léo Delfino, presidente do CMJ.

Nesta terça-feira (12), a pré-conferência foi realizada no Paço Municipal e contou com a participação dos jovens do Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (Camps). Os temas da conversas foram sobre a importância do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e do Estatuto da Juventude, e também sobre a história do Conselho.

Os participantes puderam se dividir em grupos para debater as politicas públicas mais necessárias para o público jovem. As propostas que foram validadas de cada grupo serão discutidas na Conferência Municipal da Juventude, que irá decidir quatro diretrizes prioritárias para o relatório final do evento, assim como eleger delegados que irão participar da Conferência Estadual Metropolitana da Baixada Santista.

A partir disso, as propostas e demandas servirão par a criação de um plano, que será apresentado para Conferência Nacional da Juventude, que ocorrerá no final do ano, em dezembro, conforme explicou Gustavo Prado,  coordenador de Políticas para Infância e Juventude da Semulher.

Renata Bravo, vice-prefeita de Santos e secretária da Semulher, acredita que o desenvolvimento de politica públicas de torna  assertivo quando conta com o engajamento da sociedade civil.

A Conferência deste ano tem como tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”. Cinco eixos serão debatidos durante os encontros:

– Direitos à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação; à Diversidade e à Igualdade; à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça;
– Direito à Educação;
– Direito à Saúde;
– Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; ao Território e à Mobilidade;
– Direito à Cultura; à Comunicação e à Liberdade de Expressão; ao Esporte e ao Lazer.