Com o intuito de facilitar o acesso à alimentação e garantir a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Guarujá lança, na segunda-feira (31/7), o Programa Municipal Restaurante Popular Móvel. Dois caminhões, que juntos vão servir diariamente 550 refeições a R$ 1.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, em parceria com a Associação Casa Raoni, entidade que já administra o Restaurante Popular do Santo Antônio, um dos três do gênero na cidade, sendo dois mantidos com recursos 100% municipais.
O caminhão do Restaurante Popular Móvel será um veículo especializado e totalmente adaptado, que, de segunda a sexta, com atendimento a partir das 11h, atenderá em dois pontos da cidade: no Perequê, ficará estacionado no final da Rua Rio Amazonas. Já na Vila Edna, ficará estacionado na Avenida Raphael Vitiello entre as Ruas Paraíba e Pernambuco.
As refeições serão preparadas na cozinha industrial do restaurante fixo do bairro Santo Antônio, embaladas individualmente e acondicionadas em caixas térmicas para garantir a conservação e a temperatura dos alimentos.
“É mais um esforço que a Prefeitura de Guarujá faz para atender a população de baixa renda com qualidade e dignidade, como deve ser. Somos a única cidade da Baixada Santista e uma das poucas do Estado a investir recursos próprios em equipamentos como os restaurantes populares, que agora ganham essa versão móvel”, observa o prefeito.
Os cardápios do Restaurante Popular Móvel são elaborados por nutricionistas, a fim de oferecer uma alimentação saudável e balanceada. O equilíbrio entre os nutrientes (proteínas, carboidratos, sais minerais, vitaminas, fibras e água) em uma mesma refeição possibilita o máximo aproveitamento pelo organismo, reduzindo os riscos à saúde.