A exposição virtual interativa “Não é Dorothy, é Dórothy” apresenta obras de arte inspiradas nos relatos íntimos da artista Natália Brescancini com a avó Dorothy, que estava com Alzheimer em estado avançado durante a pandemia. As obras em tela e papel estarão expostas no domingo (28/5), no Jibóia Ateliê, em Santos. Na segunda-feira (29), a artista disponibiliza a mostra em atividade online, com transmissão aberta pelo YouTube.
Durante o isolamento social, por chamada de vídeo, com a ajuda da mãe e tia, Natalia mantinha diálogos com a avó durante o café da tarde. Essas conversas sempre regadas a emoção levaram a artista a se aprofundar na pesquisa sobre ancestralidade da avó, que perdia gradativamente a memória enquanto buscava alimentar a curiosidade da neta sobre as origens indígenas das mulheres de sua família.
Esta linhagem apagada fez com que Natalia caminhasse em busca de documentos, pistas, procurasse relatos e visitasse cemitérios com a finalidade de conhecer a etnia da qual as mulheres de sua árvore genealógica pertenciam. A partir daí, a artista cria retratos e autorretratos, utilizando diversas técnicas e eternizando momentos, desafiada pela busca de suas próprias origens.
No domingo haverá um bate-papo com a fotógrafa Bete Nagô e o designer Fernando Gois, parte da equipe técnica do projeto. As atividades são abertas e gratuitas, porém, para participar presencialmente é necessário contato pelo Instagram devido à capacidade de público do ateliê. A mostra tem recursos do Proac Baixada Santista.
Exposição Interativa “Não é Dorothy, é Dórothy”
Dia 28 de maio, às 16h – Bate- papo com Natalia Brescancini, Bete Nagô e Fernando Goes
Jibóia Ateliê – Rua do Comércio, 25, Centro Histórico
Inscrição do Instagram
Dia 29 de maio, às 19h – Lançamento do site
Youtube