Bruna Medeiros
As festas de final de ano estão batendo na porta e junto com elas vem a preocupação das pessoas em ganhar peso nesse período, e será que é possível passar o Natal e Ano Novo sem engordar?
Claro!!! E o mais importante –> é possível passar sem engordar e sem se privar, não é necessária nenhuma teoria mirabolante de ficar jejum, ou achar alternativas para gastar mais energia, ou mesmo algum chá milagroso e muito menos passar vontades nessa data. Se o Natal e Ano Novo for realmente a exceção da rotina, provavelmente o corpo nem vai dar conta de absorver tudo o que vai comer nessas datas e muito menos de armazenar tudo em gordura em tão pouco tempo.
E para garantir que seja apenas uma exceção da rotina, algumas dicas importantes para esse período:
*Evite chegar aos eventos com muita fome, pois nestes momentos comemos mais rápido e em maior quantidade. Faça um lanche leve antes de sair, assim você consegue comer com mais calma e atenção.
*Veja tudo o que tem disponível antes de se servir. Dessa forma você pode escolher o quanto vai pegar de cada alimento. Pense se aquele alimento que escolheu realmente atingiu suas expectativas de sabor (precisa repetir?)
*Preste atenção nos beliscos (entradinhas, amendoins, castanhas…). Não exagere. Separe uma porção e coma devagar, aproveitando o momento
*Tenha moderação nas bebidas alcoólicas e refrigerantes, e sempre intercale com água!!
*Não pule refeições durante o dia. Isso porque a restrição alimentar pode aumentar a fome e causar impulsividade na hora de comer!
*Evite ficar com muitas sobras na geladeira. Distribua entre os convidados ou congele para comer aos pouquinhos. Praticamente tudo pode ser congelado
Não será uma refeição ou evento que atrapalhará seus objetivos. Se o peso da balança aumentar, isso não significa que você engordou. Pode ser apenas retenção de líquido. Volte para a rotina de alimentação, hidratação e treinos, e tudo voltará ao normal. Curta a refeição e o momento com a família e os amigos, e o mais importante, comemore muito!!!!
Feliz Natal e Um Próspero Ano Novo!
*Bruna Medeiros – CRN 3: 4548-5. Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo
…
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.