Esse acessório como conhecemos hoje surgiu em meados de 1830, criado pelo químico alemão Justus von Liebig. A mistura utilizada pelo inventor usava nitrato de prata para garantir uma boa reflexão. Desde então tem várias utilidades, principalmente nos automóveis para auxiliar na condução, deixando ela mais segura ao permitir que se possa ver quem aproxima por trás e também pelos lados.
Porém muitos motoristas não sabem ou não ligam para a função e a importância desse item nos carros e motos. Primeiro porque muitos se esquecem de olhar nos espelhos, principalmente antes de mudar de faixa, de fazer uma conversão, virar uma esquina ou mesmo entrar em uma garagem ou estacionar.
Por essa falta de atenção e desleixo acontecem situações como fechadas, sustos e até acidentes. Agora como se não bastasse o fato de não usar o espelho para a sua real função, tenho visto e flagrado no trânsito cenas que chegam a ser cômicas, mas ao mesmo tempo perigosas, por isso fica o meu alerta e desabafo aqui hoje.
Já vi motorista sentado com o banco tão pra frente que não consegue olhar nos espelhos por falta de ângulo, assim como outros que simplesmente ignoram o espelho, por exemplo, trafegando como o espelho lateral fechado, e o pior, virar o espelho para si e se maquiar enquanto dirige. Essa é a pior. Além de não ver o que ou quem se aproxima por trás, está infringindo o código de transito, pois está desatenta ao tráfego, e não está dirigindo com as mãos no volante, sem contar que no caso de um acidente, por exemplo, o lápis de olho pode perfurar o mesmo e cegar essa motorista, vaidosa, porém imprudente.
Acorde 10 minutos mais cedo e faça a maquiagem com calma e de maneira segura. Fica aqui o meu alerta, meu puxão de orelha de hoje.
Abraços e até a próxima!
…
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.