Mais de 15 quilos de lixo foram retirados da praia do Gonzaga, em Santos, neste domingo (5). A Operação Limpeza faz parte da Semana do Meio Ambiente promovida pela Seção de Programas e Projetos Ambientais (Seproam), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Sea Shepherd Brasil.
Os trabalhos duraram cerca de três horas. Nesse período, os 30 voluntários foram divididos em dois grupos e percorreram a faixa de areia entre os canais 2 e 3.
Em cada trecho, encontraram bitucas de cigarro, canudo, cotonete, tubo de TV, entre outros objetos. Só em plástico, foram 13 quilos. Eram materiais jogados pelos banhistas e frequentadores das praias e que poderiam ser levados até uma lixeira sem precisar poluir o meio ambiente.
Todo o trabalho ficou concentrado na barraca montada próximo à Praça das Bandeiras para a etapa de triagem. O material orgânico é separado dos itens recicláveis. Depois, os produtos reciclados são divididos por tipos para terem a destinação correta.
“Fazemos a contagem, pesamos e colocamos tudo em uma tabela. Dessa forma, podemos usar os dados para controle de resíduos e ainda utilizá-los em futuros projetos para melhorar as condições das praias”, explica o chefe da Seproam, Deudac Souza Pereira.
“Essa é uma pequena mostra do que ocorre constantemente na faixa de areia e acaba parando no mar, apesar da limpeza diária executada pelo Município”, continua Deudac. “Porque o resíduo fica debaixo da areia e, de um dia para o outro, vai parar no mar. Se transforma em micropartículas e tem impacto ambiental. Isso destrói ainda mais a natureza”.
Segundo ele, somente a conscientização da população vai fazer a diferença, evitando danos à natureza e ao próprio ser humano. “Nosso foco é mostrar para a população o impacto que a gente causa na natureza e que, se a gente não melhorar isso, quem acabará perdendo somos nós e o planeta”.