Santos

Mutirão em Santos vistoria três mil imóveis e elimina 60 focos com larvas do Aedes aegypti

06/01/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

O primeiro mutirão contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana realizado pela Prefeitura neste ano, foi concluído na quarta-feira (5/1) com a eliminação de 60 focos com larvas do Aedes aegypti no bairro Aparecida.

A Secretaria de Saúde de Santos foi a campo com 87 agentes que vistoriaram 3.038 imóveis. Os focos com larvas foram encontrados em baldes, regadores, ralos externos, em uma caixa d’água, pratos de vasos com planta e em sucatas.

A chefe técnica da Seção de Controle de Vetores, Ana Paula Favoreto, explica que os agentes percorreram toda extensão do bairro, com exceção de um hipermercado, um shopping e da sede do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Aparecida, porque esses são considerados imóveis especiais, sendo submetidos a outro cronograma de monitoramento. O jardim da praia, entre os canais 5 e 6, também passou pela varredura dos agentes de vetores.

O trabalho também foi acompanhado por um grupo de 25 funcionários da empresa responsável pela limpeza urbana de Santos, porque foi providenciado o descarte de material considerado inservível, como garrafas, baldes, louças velhas (como vasos sanitários, por exemplo) e outros.

“O foco, além de vistoriar principalmente apartamentos de temporada, foi verificar áreas como garagens, subsolos, ralos, áreas de lazer e piscinas”, detalha Ana Paula Favoreto.
Além de identificar os focos com larvas do Aedes aegypti, os agentes também dão orientações aos moradores e responsáveis por pontos comerciais. Uma delas: escovar as laterais dos ralos. Isso porque, normalmente, somente é feita a limpeza desses espaços com cloro e sal grosso. “Mas é nas laterais dos ralos que as fêmeas depositam os ovos”.

A realização de mutirões no verão é intensificada pela união de dois fatores: calor e chuva, que contribuem com a redução do tempo para o nascimento do Aedes aegypti.

Os próximos bairros a receberem o mutirão são Boqueirão (dia 12), Embaré (dia 19) e Pompeia/José Menino (25). No ano passado, em nove mutirões, foram eliminados 855 focos com larvas do mosquito.