A Guarda Civil Ambiental de São Vicente resgatou, na segunda-feira (8), uma ave que estava no interior de um edifício próximo à Praça 22 de Janeiro, no Centro.
A guarnição constatou que se tratava de um gavião asa de telha. O pássaro tinha uma lesão na asa esquerda e foi encaminhada para avaliação clínica no Instituto Gremar, em Guarujá, onde permaneceu para reabilitação.
Em caso de resgate ou denúncia de cárcere de animais silvestres, o cidadão deve ligar para a Semam, nos telefones (13) 3569-2274 e 99679- 3604, ou para a GCM, no 153. Outro canal de denúncia é por meio dos e-mails [email protected] e [email protected].
Gavião Asa de Telha
O gavião asa de telha habita em regiões campestres, sendo comum em áreas de várzeas, manguezais, pastagens, campos de cultivo e campos nativos, como o cerrado e a caatinga. No entanto, seu aparecimento está mais frequente em áreas urbanas, como o Rio de Janeiro, São Paulo e Santos.
Outra característica da espécie é caçar em grupos, coisa pouco comum entre as aves de rapina caçadoras. Fazem parte da alimentação da ave pequenos vertebrados e insetos.