Notícias

Vacina experimental desenvolvida pela BioNTech e Pfizer tem resultados positivos

01/07/2020
Vacina experimental desenvolvida pela BioNTech e Pfizer tem resultados positivos | Jornal da Orla

Uma vacina para Covid-19 mostrou potencial no estágio inicial de testes em humanos. A imunização está sendo desenvolvida por meio de parceria entre empresa de biotecnologia BioNTech e pela farmacêutica Pfizer. A informação foi dada nesta quarta-feira (1º). Esta é uma das 17 testadas em seres humanos.

 

Os testes de duas dosagens da vacina "BNT162b1" em 24 voluntários saudáveis mostraram que, após 28 dias, os pacientes desenvolveram níveis mais altos de anticorpos para Covid-19 do que os normalmente observados em pessoas infectadas.

 

Efeitos colaterais, como febre, dor de cabeça e fadiga foram relatados em ao menos 50% dos pacientes que receberam a segunda dose. Os sintomas se manifestaram de forma leve.

 

"Esses primeiros resultados de testes mostram que a vacina produz atividade imune e causa uma forte resposta", disse o co-fundador e CEO da BioNTech, Ugur Sahin.

 

A pesquisa ainda não consegue identificar se a vacina possui o nível de imunidade necessário para proteger o organismo da ação do novo coronavírus e qual o tempo de perda de anticorpos.

 

A Pfizer diz que "caso o estudo de segurança e eficácia seja bem-sucedido e a vacina receba aprovação regulamentar, as empresas esperam fabricar até 100 milhões de doses até o final de 2020 e potencialmente mais de 1,2 bilhão de doses até o final de 2021".