Notícias

Por que o coelho se tornou símbolo da Páscoa?

29/03/2024
Freepik

Desde cestas repletas de ovos coloridos até a figura do coelhinho saltitante, a Páscoa é celebrada de muitas maneiras ao redor do mundo. No entanto, você já se perguntou por que o coelho se tornou tão intrinsecamente ligado a esta festividade cristã? Conheça as raízes históricas e culturais por trás desse símbolo:

Origens históricas do coelho da Páscoa

A tradição do coelho na Páscoa remonta aos tempos antigos, quando culturas pagãs celebravam a chegada da primavera como um renascimento da natureza e da fertilidade. Na Europa, especificamente, havia a crença de que os coelhos eram animais altamente férteis, simbolizando a fertilidade e o ciclo da vida. Esta associação com a procriação e o renascimento gradualmente se fundiu com as celebrações da Páscoa cristã.

Sincretismo cultural

Com a propagação do cristianismo pela Europa, muitas tradições pagãs foram incorporadas às festividades cristãs, resultando em um sincretismo cultural. Assim, elementos como ovos e coelhos, que anteriormente representavam conceitos pagãos de fertilidade e renascimento, foram assimilados à Páscoa cristã. O coelho, com sua conexão à fertilidade, tornou-se um símbolo adequado para representar a ressurreição de Cristo e a renovação espiritual.

Influências literárias

Além de suas associações históricas, o coelho também ganhou destaque através de obras literárias, como contos folclóricos e fábulas. Uma das mais notáveis é a história do “Coelho da Páscoa”, popularizada no século XIX na América. Nesta narrativa, o coelho é retratado como um mensageiro que distribui ovos coloridos para as crianças na véspera da Páscoa.

LEIA TAMBÉM

Como a Páscoa é comemorada ao redor do mundo