As pitangueiras levam os nomes de Sophia Vidal Marsano; Jéssica Maximo de Lima Santana; Pérola de Souza Santos; Maria Aparecida Baptista Santos; Eloah da Silva Santana; Sophia Heloiza da Silva Paralta; Valentina Correa de Souza; Pietra Pontes Laus; Maria Elisa da Cruz Franco dos Santos; Lorena Oliveira Vieira (foto); Manuella de Abreu Simões e Isabelly Martins de Oliveira.
Todas as mães participaram do evento, entre elas Janaína Maximo Reis, que foi uma das primeiras a plantar a muda ao lado da sua filha, Jéssica Maximo, de três meses. “Recebi o convite quando estava levando a minha pequena para tomar vacina. Na hora eu aceitei. Minha filha vai crescer junto com a árvore que leva o nome dela”, contou.
A Secretaria de Meio Ambiente fará a manutenção das mudas com o acompanhamento dos responsáveis pelos pequenos. Assim, as famílias envolvidas se tornarão co-responsáveis pelo desenvolvimento de cada árvore.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Sidnei Aranha, a importância do evento está nos pequenos detalhes. “Notamos o brilho no olhar de cada mãe. E esse é um grande passo para a cidadania. Com certeza elas vão cuidar de cada árvore”.
De acordo com o secretário de Saúde, Renato Pastorello, o plantio é fundamental para a população entender a importância das árvores. “Elas participando desde o início vão entender quantos benefícios que a árvore traz, com a ecologia, ambiente com o ar mais puro, e também na saúde”, disse.
O programa será divido em três etapas: a primeira com as meninas, pelo Mês da Mulher; a segunda em maio, com o plantio de árvores frutíferas na Praça das Bandeiras homenageando as mães; e a terceira ocorre em agosto, com a plantação de árvores nativas da Mata Atlântica nas escolas, com alunos escolhidos por sorteio homenageando a Semana da Mata Atlântica.
Para o presidente da Aceg, Rogério Sachs, o projeto é muito importante para o Município. “Firmando o nome da criança na árvore, automaticamente traz harmonia para a cidade e para o meio ambiente. Fazendo, assim, que todos saibam a importância dela”, afirmou.