Meio Ambiente

Plantio de pitangueiras homenageia meninas nascidas este ano em Guarujá

29/03/2017
Plantio de pitangueiras homenageia meninas nascidas este ano em Guarujá | Jornal da Orla
Na manhã desta terça-feira (28), foram plantadas 12 pitangueiras no entorno do Paço Municipal de Guarujá, cada uma representando e recebendo o nome de uma menina nascida entre janeiro de março deste ano na Cidade. A ação faz parte do programa “Sombra que te faço eterna!” e teve como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a necessidade e importância de se preservar as árvores, visando a qualidade do clima, ambiente e, consequentemente, da vida. E, ao mesmo tempo, fazer uma homenagem ao Mês da Mulher por meio dessas meninas.

As pitangueiras levam os nomes de Sophia Vidal Marsano; Jéssica Maximo de Lima Santana; Pérola de Souza Santos; Maria Aparecida Baptista Santos; Eloah da Silva Santana; Sophia Heloiza da Silva Paralta; Valentina Correa de Souza; Pietra Pontes Laus; Maria Elisa da Cruz Franco dos Santos; Lorena Oliveira Vieira (foto); Manuella de Abreu Simões e Isabelly Martins de Oliveira.

Todas as mães participaram do evento, entre elas Janaína Maximo Reis, que foi uma das primeiras a plantar a muda ao lado da sua filha, Jéssica Maximo, de três meses. “Recebi o convite quando estava levando a minha pequena para tomar vacina. Na hora eu aceitei. Minha filha vai crescer junto com a árvore que leva o nome dela”, contou.

A Secretaria de Meio Ambiente fará a manutenção das mudas com o acompanhamento dos responsáveis pelos pequenos. Assim, as famílias envolvidas se tornarão co-responsáveis pelo desenvolvimento de cada árvore.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Sidnei Aranha, a importância do evento está nos pequenos detalhes. “Notamos o brilho no olhar de cada mãe. E esse é um grande passo para a cidadania. Com certeza elas vão cuidar de cada árvore”.

De acordo com o secretário de Saúde, Renato Pastorello, o plantio é fundamental para a população entender a importância das árvores. “Elas participando desde o início vão entender quantos benefícios que a árvore traz, com a ecologia, ambiente com o ar mais puro, e também na saúde”, disse.

O programa será divido em três etapas: a primeira com as meninas, pelo Mês da Mulher; a segunda em maio, com o plantio de árvores frutíferas na Praça das Bandeiras homenageando as mães; e a terceira ocorre em agosto, com a plantação de árvores nativas da Mata Atlântica nas escolas, com alunos escolhidos por sorteio homenageando a Semana da Mata Atlântica.

Para o presidente da Aceg, Rogério Sachs, o projeto é muito importante para o Município. “Firmando o nome da criança na árvore, automaticamente traz harmonia para a cidade e para o meio ambiente. Fazendo, assim, que todos saibam a importância dela”, afirmou.