Colônia – Alemanha
Quatro dias de folia é muito? Pois em Colônia, na Alemanha, a festa começa às 11h11 do dia 11 de novembro e segue até a Quarta-Feira de Cinzas. A brincadeira, que acontece em pleno inverno, é chamada pelos alemães de “quinta estação do ano”. O ponto alto da festa são os desfiles com alegorias engraçadas que satirizam políticos e famosos.
Barranquilla – Colômbia
Nova Orleans – Estados Unidos
O carnaval mais famoso dos Estados Unidos é chamado de Mardi Gras, ou Terça-Feira Gorda, por influência dos franceses que colonizaram a região no século XVII. Se por um lado a festa pode parecer familiar para os brasileiros, com desfiles de carros alegóricos, blocos nas ruas e pessoas fantasiadas, por outro pode surpreender os mais desavisados. É que por lá a tradição é premiar quem mostra os seios com colares coloridos, símbolos da festa, que são distribuídos aos foliões.
Veneza – Itália
Satriano – Itália
A pequena cidade da região da Calábria possui um dos carnavais mais diferentes do mundo. Se por aqui Carnaval é sinônimo de alegria, para eles simboliza a tristeza e a escassez de alimento na Idade Média. Os foliões usam basicamente três fantasias: Rumit, Urs e Quaresima (ou Ermitão, Urso e Quaresma). A primeira simboliza a pobreza e é representada por pessoas vestidas de árvore. Já os Urs são fantasias confeccionadas com pelos de animais para representar prosperidade. Os Quaresima se vestem de preto e andam de forma lenta e melancólica.