A Sabesp, que apoia mais uma edição do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (Clean Up Day 2016) vai distribuir água aos voluntários que participarão, no próximo sábado (17), do trabalho de limpeza das praias de Peruíbe e Santos. O evento reúne voluntários de todo o planeta nas praias, canais, lagos, rios e manguezais para recolher e catalogar o lixo descartado indevidamente no meio ambiente, poluindo os oceanos no mundo todo. Os voluntários da Baixada Santista devem levar seus recipientes já que não serão disponibilizados copos plásticos para evitar o acúmulo de mais lixo nas praias.
Em Peruíbe, as atividades serão promovidas pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente. Os participantes estarão concentrados às 9 horas em frente ao Aquário da Cidade e, posteriormente, vão em direção à praia do Centro até o rio Preto (perto do Porto de Pesca), retornando ao Aquário. Já em Santos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizará um mutirão com concentração a partir das 9h, na Praça das Bandeiras. A saída do grupo está prevista por volta das 9h30 em direção ao Aquário Municipal, com previsão de chegada entre 11h30 e meio dia.
O trabalho conduzido pela companhia na Baixada Santista tem contribuído para uma constante melhora da qualidade de vida e do meio ambiente da região, sendo a 17ª com maior crescimento populacional do país. A companhia vem consolidando seu planejamento que sustenta o desenvolvimento previsto às nove cidades e, como consequência, tem alcançado grandes avanços nos índices de saneamento.
No entanto, estudos internacionais de agências ambientais comprovam que em lugares com ampla cobertura de saneamento, a principal fonte de contaminação que interfere diretamente na balneabilidade de rios e praias é a poluição difusa ao meio urbano, aquela proveniente do descarte irregular de resíduos como lixo e fezes de animais em vias públicas. Toda essa contaminação segue em direção ao mar pelas galerias de drenagem das águas pluviais.
“Para a eficácia dos investimentos e garantia da evolução dos indicadores, é necessária a colaboração direta da população. A conscientização é essencial para a melhoria do meio ambiente e cabe a todo cidadão cumprir o seu papel e zelar pelo bem estar coletivo”, explica o superintendente da Sabesp na Baixada Santista, João Cesar Queiroz Prado.
Os resíduos formados por pequenos itens, o chamado microlixo, é gerado em grande volume e seu destino também é os rios e praias da região. No Brasil são descartados anualmente 140 bilhões de filtros de cigarro. Este é o tipo de resíduo que melhor representa esta classe devido ao volume e costume dos fumantes de jogar os filtros dos cigarros no chão. O tempo de decomposição de uma bituca de cigarro é de 1 a 2 anos.
Itens como embalagens plásticas (sacolinhas) e metais (latinhas de refrigerantes e cerveja), facilmente encontrados nas areias das praias, levam entre 100 e 500 anos para se decompor. O microlixo nas areias altera a cadeia alimentar de seres habitantes do meio, causando a morte de moluscos, aves e peixes, além de afetar a balneabilidade. Para os humanos, o longo tempo de decomposição desses materiais também aumenta o risco de doenças de pele, conjuntivites e verminoses.
Programação:
Peruíbe
Data: 17 de setembro (sábado)
Concentração: 9 horas
Local: em frente ao Aquário da Cidade
Trajeto: parte pela praia do Centro até o rio Preto (perto do Porto de Pesca), retornando ao Aquário.
Promoção: Departamento Municipal de Meio Ambiente
Santos
Data: 17 de setembro (sábado)
Concentração: das 9 às 9h30
Local: praça das Bandeiras
Trajeto: parte em direção ao Aquário Municipal
Previsão de chegada: entre 11h30 e meio dia.
Promoção: Secretaria Municipal de Meio Ambiente