Esportes

Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana será neste sábado

24/03/2022
Fabio Placido/Divulgação

O Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana, uma das principais provas da modalidade no Brasil, chega à sua 19ª edição neste sábado (26/3), com largada e chegada em Santos. A tradicional disputa – que passa por três cidades do litoral paulista – terá 21 equipes remando por 75 quilômetros ininterruptos, no mar, entre costeiras e trechos mais distantes do continente, no Rio (canal de Bertioga), com baixios, e no Porto, apresentando cenários variados.

A largada está marcada para 8h na Praia da Aparecida, em Santos, mesmo local da chegada. De lá, as equipes costeiam Guarujá, até o Forte de Bertioga, onde passam a remar pelo Canal até o Porto e depois chegar no ponto de partida. Cada equipe contará com nove atletas, se revezando entre os seis que remam na canoa, sempre acompanhada por um barco de apoio para que sejam realizadas as trocas, conforme a estratégia definida.

O idealizador e organizador do evento e, sem dúvida, um dos maiores entusiastas da canoa havaiana no Brasil, Fábio Paiva, fala com propriedade sobre a disputa, com suas particularidades. “É uma prova fantástica, que considero a mais difícil do Brasil, porque é dinâmica, com o revezamento de três em três atletas, que acabam remando, cada um, em torno de 54 km em ritmo forte”, diz Paiva.

Homenagem

Ele lembra que antes das equipes irem para o mar, às 7h30, será realizada a tradicional ‘roda de energia’, reunindo os competidores. Também será realizada uma homenagem ao empresário Mark Lund, um grande incentivador da cultura havaiana no Brasil, como parte do Dia Municipal da Canoa Havaiana.