Sala de Ideias

Você sabia que precisamos ter alguns cuidados com as cápsulas de café?

23/10/2023
Depositphotos

Maria Clara Sinieghi

As cápsulas de café começaram a se popularizar pela sua praticidade. Mas temos que ter alguns cuidados com elas. Estas podem ser feitas de plástico, alumínio ou um misto de ambos materiais. Existe uma preocupação de que os cafés armazenados em cápsulas de alumínio podem ser contaminados por esse alumínio. Mas ainda são escassos os estudos que analisaram a transferência do alumínio para o café, sendo necessário mais estudos para confirmar essa hipótese e seus possíveis malefícios à saúde.

Além disso, temos que considerar os resíduos produzidos, já que o alumínio e o plástico demoram muito para se decompor, e por isso a solução precisa ser a reciclagem para reduzir o impacto ambiental.

Hoje em dia já existem programas para reciclagem das cápsulas e a compostagem da borra de café, e algumas marcas já disponibilizam em seu site orientações sobre essa reciclagem. Mas o consumidor precisa verificar o local de descarte, e infelizmente ainda não são todos os locais do país que possuem esses lugares destinados especificamente ao descarte de cápsulas. Além disso, já estão sendo vendidas algumas cápsulas reutilizáveis, o que pode diminuir os resíduos produzidos.

Então, caso consuma café em cápsulas, é importante se atentar às informações sobre a reciclagem no site e colaborar com o descarte correto, reduzindo o impacto ambiental.

Maria Clara Sinieghi – CRN3: 69546. Nutricionista.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.