Sala de Ideias

Você sabe a importância da coluna para o corpo?

29/04/2022
Depositphotos

Mauro Nascimento

A nossa coluna é dividida em regiões cervicais (pescoço), dorsal (meio das costas), lombar (mais abaixo), e a sacral na altura do bumbum.

Na região do pescoço temos os ossos que são chamados de vértebras. Na região da cervical temos sete vértebras, na dorsal 12 vértebras, na lombar 5 vertebras e no sacro 5 vértebras fundidas e um osso só. Quando vista de lado a coluna deve possuir algumas curvaturas, na região da cervical e na lombar elas devem apresentar uma lordose, uma curva em forma de C onde a parte côncava está para trás e nas regiões Dorsal e sacral devem apresentar uma cifose, uma curva em forma de C ao contrário, onde a concavidade está voltada para frente, e a coluna vista de costas deve ser reta.

Ela tem um importante papel de sustentação do nosso corpo, por causa dela e da ação dos nossos músculos conseguimos nos mantermos sentados ou em pé além de proteger uma estrutura muito importante do sistema nervoso central, a nossa medula espinhal, que conecta através dos nervos todo nosso corpo ao nosso cérebro para a nossa movimentação, nossas sensações de dores, temperatura entre outras. Ou seja, dá para imaginar a importância da nossa coluna no nosso bem-estar, nas nossas atividades de vida diária, no lazer, trabalho, enfim, na nossa vida.

Para nossa saúde é muito importante cuidarmos da nossa coluna, pois, muitas funções do nosso organismo dependem do bom funcionamento e principalmente do bom alinhamento dela.

Sabemos que segundo a OMS 80% da população mundial teve ou terá dores na coluna e podemos destacar que alguns desses problemas no adulto podem estar relacionados com o uso das mochilas na infância e adolescência, que os maus hábitos exercem Influência significativa na coluna, como a maneira em que sentamos ou dormimos, com o uso inadequado de travesseiros, de como é o nosso posto de trabalho, se há ergonomia ou não.

Podemos destacar ainda como fator prejudicial a nossa coluna o uso dos aparelhos de celular, onde passamos a maior parte do tempo com a cabeça para baixo, acarretando encurtamentos musculares (alteração) da curvatura natural da cervical causando desgastes articulares, dores tanto no pescoço quanto na cabeça (cefaleia tensional).

Nos adolescentes esta prática do uso dos celulares se soma às horas de estudo, leitura e ao uso do vídeo game, geralmente sentados de forma incorreta fazendo com que ocorram alterações importantes da coluna levando a uma má postura associada a um quadro de dores.

Toda coluna que sofrer por muito tempo em posições erradas será submetida a forças de tração que irão desalinhá-la alterando suas curvaturas naturais e os seus eixos e por consequência vão gerar compensações em todo o corpo causando no indivíduo a má postura.

A má postura instalada é perceptível no corpo e pode ser vista em diversas regiões e articulações, as mais comuns são a Hipercifose que é o aumento da cifose dorsal, ou seja, arqueamento do corpo para frente, uma escoliose que é o desvio lateral da coluna levando a uma diferença na altura dos ombros, a projeção da cabeça a frente em relação ao corpo entre outras alterações.

Essas alterações precisam ser tratadas e corrigidas o mais precocemente possível, e na fisioterapia possuímos diversos recursos para a correção da má postura sendo a Reeducação Postural Global (RPG) o método de tratamento mais indicado.

A RPG é um método de terapia manual que se baseia no conceito da interação dos grupos musculares ou cadeias musculares na manutenção da postura. Sua eficácia está associada aos seus princípios como a individualidade que nos mostra que cada alteração postural em um indivíduo é única e se desenvolve diferentemente de outro indivíduo e com isso conseguimos aplicar a todos os mesmos exercícios e como eles reagirão de formas diferentes conseguimos ajustar cada um com seu problema.

A causalidade que nos diz que a causa do problema apresentado pelo paciente pode estar distante do seu local de dor, por isso não devemos só tratar o local.

A globalidade que é colocar o paciente nas posturas de RPG levando a um tensionamento geral e verificando as correlações que os problemas apresentam e a partir daí fazendo as correções necessárias.

Então vou tentar explicar a dinâmica das sessões de RPG e como é possível usarmos esses princípios e como fazemos as correções posturais.

Bom, tudo começa por uma boa avaliação postural e na RPG temos uma avaliação bem específica que vai nos dar a direção do tratamento.

Após a avaliação, constatamos quais são os desvios que o paciente apresenta e decidimos as posturas da RPG que serão feitas com ele.

O tratamento é baseado em 8 posturas diferentes de tratamento. Quando o indivíduo é colocado na postura escolhida, ocorre o tensionamento global de toda a cadeia muscular dele (globalidade) e isso provocará reações no seu corpo na tentativa de amenizar esse tensionamento e quando isso ocorre o fisioterapeuta não irá permitir e fará as correções necessárias para a manutenção da postura proposta do alongamento e alinhamento do corpo, juntamente com uma respiração específica do método que nos auxilia nas correções e nesse tensionamento.

Nesse momento a individualidade se faz presente, porque cada pessoa irá ter uma reação diferente, ou seja, cada um será corrigido na sua particularidade, na sua própria alteração (reação).

E a medida que vamos alongando as cadeias musculares, corrigindo as articulações e alinhando o corpo podemos descobrir a causa daquele desvio encontrado, pois, muitas vezes as alterações posturais acontecem quando o corpo assume posições antálgicas, ou seja, posição de conforto que “esconde” sua dor e quando corrigimos essa postura vamos encontrar essa dor(causalidade)e ao encontrarmos tratamos ela e a postura.

A RPG é considerada como um dos métodos mais eficazes para o tratamento da coluna e das alterações posturais, tem uma grande vantagem que é atuar na causa do problema e corrigi-lo.

Sempre que se notar alterações posturais nas crianças, adolescentes e adultos e também quando houver dores procure um ortopedista e um fisioterapeuta para avaliarem e poderem traçar o melhor tratamento.

Mauro Nascimento é pós-graduado em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica pela Universidade Santa Cecília e especialista em Reeducação Postural Global.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.