Sala de Ideias

Você parou pra pensar se soltar pum é normal?

29/07/2022
Depositphotos

Bruna Medeiros

Muitas pessoas acreditam que soltar pum não é normal, e muitas vezes criam o “costume” de “segurar”, ocasionando dores e distensão abdominal, porém, é importante entender que os gases nada mais são do que compostos de hidrogênio, gás carbônico, metano, e pode conter derivados de enxofre, responsáveis pelo mau cheiro.

Os gases são resultantes da digestão de alimentos fermentados por bactérias da nossa flora intestinal, um processo natural que ocorre em nosso organismo, portanto, é normal soltar pum sim.

Mas claro que existem fatores que podem aumentar a quantidade de gases que o corpo elimina por dia, são eles:

– Comer rápido demais ou comer com a boca aberta, isso pode aumentar a formação dos gases pois a pessoa “engole” o ar, que é eliminado por meio de arrotos ou por flatulências;

– Comer leguminosas que não foram deixadas de molho (de preferência deixe de molho na água de um dia para o outro, cerca de 12 horas, esse processo é específico para redução dos gases);

-Bebidas com gás, açúcar em excesso, lentilha, grão de bico, repolho e brócolis são alimentos que podem aumentar a formação de gases se consumidos em excesso.

Por outro lado, uma dieta rica em fibras, hortaliças e frutas pode ajudar na liberação dos gases, assim como exercícios.

É normal soltar gases sim, entretanto, se caso você perceba que está apresentando flatulências em excesso, além do habitual, ainda mais se vier acompanhado de diarreia ou prisão de ventre, pode ser um sinal de alerta sendo importante procurar um médico.

Uma dica: comece observando mais seu corpo, veja se os gases aumentam após comer determinado alimento por exemplo, assim fica mais fácil perceber quando algo está errado.

Bruna Medeiros CRN 3: 4548-5. Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.