Sala de Ideias

Você está se preocupando com sua vitamina D nesse inverno?

24/06/2022
Depositphotos

Bruna Medeiros

Você já deve ter ouvido falar sobre a vitamina D, também conhecida como a “vitamina do Sol”, ela é uma vitamina lipossolúvel que apresenta as seguintes funções:

– Promove a absorção de cálcio, que é um micronutriente importante para nossa saúde óssea;
– Tem função anti-inflamatória, fundamental para mulheres com endometriose;
– Tem papel importante no fortalecimento do sistema imune;

Podemos obtê-la por meio de alimentos que contenham esse nutriente (como peixes e ovos) ou pela produção do nosso organismo (sendo está a fonte mais abundante), entretanto, para garantirmos essa produção precisamos nos expor ao sol para “ativar” um fator que temos em nossa pele que desencadeia essa formação.

A exposição ao sol deve ser de 15 a 20 minutos por dia nas primeiras horas da manhã ou no fim de tarde, de preferência com a menor quantidade de roupa possível, ou seja, não adianta a exposição com blusa e calça, de preferência use shorts, top, camiseta de manga curta. E lembre-se: precisa ser sem o uso do protetor solar, pois ele interfere no processo.

Entretanto, principalmente nesse período de inverno, por ter poucos dias de sol é comum encontrar pessoas que apresentam deficiência desse micronutriente.

Dessa forma, é importante se atentar para que o exame de vitamina D esteja entre os exames de rotina e o interessante é apresentar níveis acima de 30ng/mL, caso haja deficiência, nesse período de inverno que temos poucos dias de sol, a suplementação pode ser necessária, procure um profissional capacitado para orientá-lo.

Bruna Medeiros – CRN 3: 4548-5. Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.