A visitação noturna ao Orquidário Municipal de Santos (José Menino) é uma atração diferente para a criançada neste mês de férias. A primeira turma inscrita se aventurou pelos 24 mil metros quadrados do parque na noite desta terça-feira (7).
Eram rostos curiosos e animados prontos para explorar os segredos da noite. Entre eles estava Noah Reis, 7 anos, um dos mais empolgados. “Ver os animais de perto é muito legal. Espero ver um morcego ou um jacaré. Queria muito vir”, disse, cheio de entusiasmo.
Ele foi acompanhado pelos primos Eduardo Henrique, 10, e Lucas Bento, 8. A organização do grupo ficou por conta da mãe do Lucas, a coordenadora de transportes Ana Carolina Oliveira, 36.
“A gente aproveita para tirar eles de casa um pouquinho e aprendem bastante também, porque é algo diferenciado. Além disso, gostam da natureza e a criança sempre é bem curiosa. Achamos bem legal desbravar o Orquidário à noite”, disse Ana Carolina.
Logo na entrada, a primeira surpresa: um sapo apareceu, despertando o interesse dos pequenos e dos adultos também. O passeio continuou com a observação de bugios, que se equilibram habilmente pelas caudas, e jacus, aves conhecidas pelo gosto peculiar por plantinhas de café. “Os visitantes ficam encantados com essas descobertas. É algo que não se vê durante o dia”, explicou Cibele Coelho Augusto, chefe de educação ambiental do Orquidário.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIVERSÃO
Mais do que um passeio diferenciado, a visita noturna ao Orquidário tem um propósito pedagógico, acrescenta Cibele. “Nosso objetivo é ensinar sobre a fauna noturna e abordar questões de sustentabilidade e preservação ambiental”.
Durante o percurso, os guias falam ainda sobre a importância de não comprar animais silvestres e ensinam os participantes a reconhecer o impacto de seus hábitos de consumo no meio ambiente. O passeio, que dura cerca de uma hora e quinze minutos, termina com uma peça teatral que reforça a mensagem de combate ao tráfico de animais. “É uma forma divertida e educativa de conscientizar as pessoas sobre a preservação da natureza”, completou a chefe de educação ambiental do Orquidário.
PRÓXIMAS VISITAS
As visitas noturnas fazem parte da programação de férias escolares e acontecem às terças-feiras de janeiro (dias 14, 21 e 28). Para participar, é necessário fazer a inscrição presencialmente na sexta-feira anterior à visita, das 12h às 13h, no próprio Orquidário. São disponibilizadas 40 vagas antecipadas e 20 vagas extras no dia da visita, às 19h.
A entrada é gratuita, mas os participantes podem colaborar com um produto de higiene pessoal, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Santos.