A Vila Criativa do Mercado (Vila Nova) formou, nesta terça-feira (17), mais uma turma do curso gratuito de panificação. Na cerimônia, 12 novos profissionais receberam o diploma de conclusão e puderam falar sobre os desafios e as vitórias alcançadas durante o trajeto da capacitação, que visa a reinserção deles no mercado de trabalho.
Na expectativa de que os formandos colham bons frutos, a secretária adjunta de Desenvolvimento Social (Seds), Juliana Laffront, diz que a conclusão do curso não significa um término. Ao contrário, os instrutores seguem à disposição para dar orientações e, quando for necessário, o espaço estará de portas abertas para recebê-los novamente. “Fica um sentimento de realização, porque para chegar nesse resultado, só com a união dos esforços de muita gente que vai junto com eles desenhando essa nova história de vida, iniciada quando entram na Vila Criativa”.
Os alunos passaram por uma capacitação de seis meses. Durante esse período aprenderam técnicas de confecção de pães, produtos natalinos, confeitaria, nivelamento de bolos e outros procedimentos. Agora formados e com novas habilidades, eles já estão aptos a trilhar um novo caminho no mercado de trabalho. O curso visa trabalhar também, além do ramo da panificação, o desenvolvimento humano e habilidades de inteligência emocional – como o trabalho em grupo, o respeito e outros valores.
Feliz com o resultado alcançado, Magneide de Souza, 48 anos, monitora de panificação, parabenizou a turma dizendo que os alunos são empenhados e sempre entregam bons resultados. “Foi desafiador, mas ao mesmo tempo muito gratificante, porque cada aluno é único. Acompanhá-los participando e persistindo representa que eu estou fazendo um bom trabalho e ajudando no sonho deles de alguma forma”.
Trabalhando há 30 anos no ramo, Rosana Meneses, 50, diz que conseguiu descomplicar muitas técnicas que acreditava serem difíceis de executar, mas que através do curso se provou o contrário. Ela pretende iniciar um empreendimento próprio com um carrinho de lanches que já adquiriu.
“Aprendi coisas que considerava um bicho de sete cabeças, mas é só estudar e praticar que a gente consegue. Para mim é gratificante, porque pela primeira vez, com 50 anos, terei um certificado. Vou colocar na minha sala e dar continuidade no meu trabalho”.
Procurando se especializar na área em que já atua, Carla Cristina, 50, autônoma, conta que foi bem desafiador concluir o curso na Vila Criativa, porque teve que conciliar junto aos afazeres domésticos, cuidar da família, entre outras atividades da rotina. “Aprendi muita coisa e até engordei fazendo os bolos e doces. Agora vou aprimorar as práticas no meu dia a dia e oferecer para os meus clientes. Foi uma trajetória difícil, mas muito vitoriosa, não tenho nem o que falar, o que fica é apenas gratidão”.
Os cursos, promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) de Santos, são voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, encaminhadas pelos serviços de assistência da Prefeitura. Além da equipe de profissionais da Coordenadoria de Desenvolvimento Social (Codeso), o projeto conta com a parceria do Sebrae, Senai e da ONG Pró Viver.
OPORTUNIDADE
Empresas interessadas em firmar parceria com os cursos de capacitação oferecidos pelas Vilas Criativas gerenciadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].
A ideia é que, através das empresas parceiras, os alunos formados possam ser inseridos no mercado de trabalho, de acordo com as áreas de atuação e sua formação.